Transcooper inicia projeto de coleta seletiva


14/11/2018

Encontrar um destino correto para os resíduos vem sendo um grande desafio, é preciso pensar de forma sustentável quando se trata de materiais sólidos, os quais são, em sua maioria, reciclados e reutilizados. Sabendo que um projeto bem estruturado de coleta é a melhor maneira de destinar estes resíduos de forma correta e em virtude do desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que faz parte das ações para o atendimento dos requisitos Legais Ambientais da Transcooper, surgiu a ideia de implantação de um Programa de Coleta Seletiva.

Para dar início ao projeto, no último dia 7 de novembro foi realizada uma apresentação na Transcooper, na qual foram evidenciados os objetivos da coleta seletiva. Ao final, cada participante levou para casa brindes que foram implantados com o intuito de divulgar o projeto, preservar a natureza e reduzir o uso de copos plásticos, tanto no ambiente de trabalho quanto no seu dia a dia. E sabendo que a separação é o método adequado de destinação dos resíduos, foram adquiridos equipamentos, como lixeiras padronizadas para lixos recicláveis e não recicláveis e contentores para acondicionamento de pilhas e baterias.

Diversas ações foram implantadas, mas o primeiro passo para um resultado de sucesso é a conscientização dos colaboradores e seu total envolvimento. Segundo a idealizadora do Projeto, Daniely Dall’Agnol Santin Buratto “A aceitação foi desde o primeiro momento, todos auxiliaram nas ações da implantação, chamando para si a responsabilidade com o programa ”. Também foi realizado um concurso de frases para a escolha do slogan, sendo “Juntos para salvar o planeta” da colaboradora Cristiane Hosda a escolhida.

Algumas ações ainda devem ser inseridas no decorrer dos próximos dias, como treinamentos e procedimentos de educação ambiental, tudo isso sob monitoramento. Desta forma o programa funcionará como ciclo PDCA, onde existe Planejamento, Execução, Checagem e Ações para melhorá-lo, desta forma sempre estará vivo na Transcooper, gerando economia e garantindo a preservação do meio ambiente.


Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
(46) 3220-2000 / (46) 3122-8000
coopertradicao@coopertradicao.com.br
Desenvolvido por BRSIS