Abril Verde: Coopertradição promove campanha sobre segurança no trabalho


26/04/2022


Através da campanha de “Abril Verde. Um mês pela saúde e segurança no trabalho. ”, a Coopertradição mobilizou seus mais de 500 colaboradores para tratar do tema com o intuito principal de conscientizar e evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

O mês de abril foi escolhido por ter duas datas importantes, o dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril, instituído pela OTI - Organização Internacional do Trabalho como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Durante todo o mês de abril, a equipe do Sesmt da cooperativa realizou palestras, em todas as filiais, com o tema “Regras de ouro da segurança do trabalho”; em paralelo, também foram realizadas atividades DDR – Diálogo Semanal da Segurança, inspeções de segurança nos ambientes de trabalho e distribuição de cartões com frases de segurança.

Para o gerente de RH da cooperativa, Renato Tumelero, o Abril Verde é um mês importantíssimo e traz muitas reflexões. “Tratamos diretamente do nosso maior ativo, que é a saúde e a vida de nossos colaboradores. Ter um mês inteiro dedicado a ações, palestras, conversas e tarefas voltadas para este tema é fundamental para lembrá-los que este é o primeiro passo para ser e ter, sempre, um ambiente extremamente seguro para todos.”

Independente da empresa, o primeiro passo é a busca pela informação. Uma atividade realizada sem planejamento, associada à falta de um equipamento ou EPI pode acabar resultando em acidentes. O Desvio Operacional (ato inseguro), é toda a situação fora dos padrões de segurança.

Quando se trata de segurança no trabalho, não falamos somente da equipe operacional. “Colaboradores administrativos também estão expostos a riscos ergonômicos, riscos de acidentes de trajeto, stress, LER/DORT e outros tantos presentes no dia a dia.” Lembrou o coordenador de segurança do trabalho, Irineo Mumbelli.

Apoiar campanhas como a de Abril Verde é fazer cada vez mais pela execução de trabalhos saudáveis e bem feitos, gerar conhecimento e conscientizar os colaboradores que, somente quando todos fazem sua parte, é possível gerar uma cultura de prevenção à vida e à saúde no trabalho.


Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.