Coopertradição contribui para a realização de projeto de pesquisa do IDR- Pato Branco e UTFPR


11/05/2022


A Coopertradição doou para o projeto de pesquisa Adubação de Sistemas, dois sacos de superfosfato triplo (SPT), um fertilizante mineral fosfatado obtido por meio da solubilização das rochas fosfáticas, como fosforitas e apatitas, com ácido fosfórico.

O fertilizante doado será utilizado em um experimento de avaliação de antecipação de adubação fosfata na aveia e, seu efeito residual, na cultura da soja. Esses experimentos, juntamente de outros dois, estão registrados no IDR – Unidade de Pesquisa de Pato Branco e estão sendo conduzidos em parceria com o curso de Agronomia e com o programa de pós-graduação em Agronomia da UTFPR de Pato Branco.

Segundo a professora responsável da UTFPR, Tangriani Simioni Assmann, o SPT será utilizado exclusivamente na montagem de experimentos. “O principal objetivo desse experimento é avaliar a possibilidade de redução das doses de adubos fosfatados que estão sendo aplicados atualmente para a cultura da soja, tendo em vista a alta de preços dos insumos agrícolas que ocorreu mundialmente”.

Quem também está à frente desse projeto que pretende reduzir custo de produção via redução de doses de aplicação de adubos fosfatados, é o representando o IDR, o pesquisador Alceu Luiz Assmann.

Coopertradição - 20 anos
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.