Na última quinta-feira (02), o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest), Everton Souza, esteve no IAT – Instituto Água e Terra de Pato Branco para assinatura do plano de reformas e ampliação das edificações do Viveiro Florestal do município, que será o primeiro dos dezenove já existentes no Estado a receber ações de melhorias pelo projeto “Apoie um Viveiro”, que se trata de mais uma ação do Programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado.
A ação tem o objetivo de buscar doações de equipamentos e ferramentas, vindas de empresas privadas, que atendam às necessidades de infraestrutura e manutenção dos viveiros para a produção de mudas nativas e dos laboratórios de sementes. Esses locais são responsáveis por produzir cerca de 100 espécies de árvores nativas, com capacidade de oferecer 3 milhões de mudas por ano à sociedade. Além do apoio das empresas, a ação também visa promover a educação ambiental.
A Coopertradição foi a primeira instituição do Paraná a apoiar o projeto “Apoie um viveiro”. Em março deste ano, o presidente da cooperativa, Julinho Tonus, acompanhado da diretora administrativa, Mareli Linck Neitzke, e da gerente de licenciamento e meio ambiente, Andressa Zanrosso, esteve em Curitiba para assinar o protocolo de intenção em parceria com o IAT, pois, segundo a gerente Andressa Zanrosso, a Coopertradição acredita que esses investimentos são um benefício para toda a sociedade. “O Viveiro de Pato Branco atende 15 municípios no fornecimento de mudas de árvores nativas e, com o apoio da cooperativa, realizamos ações socioambientais onde a mesma está inserida, reforçando a conscientização ambiental junto aos nossos cooperados”.
A Coopertradição apoiará o Viveiro Florestal do município com a revitalização de uma edificação para atividades de educação ambiental e com a reforma da cobertura de uma estufa, cujo investimento total será de R$210 mil. As obras iniciarão em junho e tem previsão de término em dezembro deste ano. “A Coopertradição foi muito solícita com as ações desenvolvidas pelo IAT e aceitou prontamente abraçar o projeto conosco e hoje estamos aqui concretizando um sonho, pois, com essa área, vamos conseguir resgatar a educação ambiental”, comentou a chefe regional do IAT de Pato Branco, Flávia Natália Ostapiv, durante a assinatura do termo.
Para o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Everton Souza, “a parceria com a Coopertradição oportunizará que seja feito um trabalho de educação ambiental onde poderemos levar grupos de pessoas para conhecer o viveiro para que tenham um contato mais próximo com esta ação tão importante para o Paraná Mais Verde. Também é importante termos pessoas com mais consciência, que saibam colocar as mudas produzidas em locais corretos, como áreas degradadas e áreas de recuperação”.
No último dia 20 de setembro, a Coopertradição promoveu uma grande comemoração em homenagem ao Dia da...
Nos dias 25 e 26 de setembro, o Centro de Tecnologia e Inovação Coopertradição (CTIC) recebeu 6ª edição...
O segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças Femininas Cooperativistas, promovido pela Coopertradição,...
No último dia 5, o Clube Recreativo Nonohayense, de Nonoai/RS, recebeu o tradicional Evento de Casais...
Nos dias 09 e 10 de setembro, as filiais de Clevelândia e Palma Sola receberam a primeira etapa do curso...