Evento apresentou as novidades nas cultivares de trigo, aveia e cevada e contou com a participação de 21 expositores e cerca de 500 produtores rurais
Na última quarta (5) e quinta-feira (6), a Coopertradição promoveu o Dia de Campo de Trigo. O tradicional evento da cooperativa aconteceu no Centro de Tecnologia e Inovação da Coopertradição (CTIC).
O encontro foi organizado em parceria com 21 grandes marcas do agronegócio e contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, desde cooperados, parceiros e produtores da região até alunos, de colégios agrícolas e universidades, e colaboradores da cooperativa.
Durante o Dia de Campo foram apresentadas aos produtores mais de 30 cultivares de trigo, além das variedades de aveia e cevada e das novidades em maquinários e tecnologias voltadas para o plantio das culturas de inverno.
De acordo com Fernando Panison, engenheiro agrônomo e consultor de desenvolvimento técnico de mercado da Coopertradição, o Dia de Campo de Trigo é um evento planejado exclusivamente para que o produtor possa conhecer as novas cultivares de cereal e saber como cultivá-las corretamente em sua propriedade.
“Esse evento é feito com muito carinho e comprometimento para que o produtor possa levar à sua propriedade as novas cultivares que vão ser lançadas nas próximas safras. Além disso, neste ano, o produtor pôde ver novas tecnologias que estão sendo implementadas para a cultura do trigo”, comentou.
A Coopertradição, em toda sua história, sempre incentivou muito o cultivo do trigo. Isso porque entende que é a principal cultura de inverno para o cooperado.
Segundo o diretor comercial e vice-presidente da cooperativa, Gelson Corrêa, o trigo é cultivado todos os anos pelo produtor, por isso é um evento bastante importante. “Todo produtor que vem ao evento tem informações extremamente ricas de cultivares novas, que são sempre mais produtivas do que as anteriores.”
Complementando a fala de Corrêa, o agrônomo da cooperativa, pertencente ao entreposto de Candói, Adalberto Roque Ragugnetti, disse que o Dia de Campo proporciona não só novos conhecimentos aos cooperados como o reencontro de amigos e profissionais da área. “Principalmente de estar em contato com as novas tecnologias que estão vindo para anos futuros e para se atualizar de acordo com o mercado presente”.
Para Anderson Gehlen, produtor de Coronel Vivida e cooperado da Coopertradição, o evento entregou tudo que estava prometendo. “Vários produtos e informações à disposição, que são muito importantes que cheguem até o produtor porque muitas vezes o que tem de novo está aqui e daqui vai para o produtor”.
Além da visitação em campo, os participantes também puderam assistir a algumas palestras relacionadas ao tema do evento — mercado e qualidade do trigo.
No primeiro dia, a programação contou com a presença de Leandro Souza, consultor da Stonex, empresa que presta consultoria para o mercado agrícola. Ele falou sobre os fundamentos de mercado internacional relacionados à comercialização do cereal.
“A ideia é contribuir na tomada de decisão do produtor de trigo para auxiliar nas ações realizadas da porteira para fora da propriedade, no que diz respeito à comercialização, a ponta final desse processo que envolve a cultura”.
Também palestrou no Dia de Campo a consultora da Biotrigo, Kenia Meneguzzi. Falando sobre a qualidade industrial do cereal, a gerente de desenvolvimento de produto para indústria falou sobre a qualidade e a classificação das cultivares.
“Esse tipo de evento demonstra a preocupação da cooperativa com os produtores, em especial seus cooperados. É um momento importante porque traz orientações técnicas e fala um pouco das cultivares que eles [produtores] possuem em campo e dos lançamentos que vão ter acesso na próxima safra. Então, ajuda no planejamento e faz com que a cooperativa consiga passar aos cooperados informações que precisa para atender aos seus clientes”, comentou Kenia.
Já no segundo dia de evento, a programação foi voltada para as mulheres, em celebração ao Outubro Rosa. Além da fala da Kenia, as cooperadas e colaboradoras da cooperativa assistiram a uma palestra sobre autocuidado, ministrada pelo casal Denise Steilmann e Eliomar Steilmann.
“Nós admiramos esse trabalho da cooperativa de pensar no ser humano, na família. Por isso, trabalhamos com as mulheres um tema bastante importante, que é sobre a influência das emoções em cada um de nós”, explicou o casal.
Na edição de inverno do Dia de Campo, participaram 21 empresas especializadas em produtos voltados ao agronegócio. Trazendo novidades em variedades e diversos produtos, os parceiros da Coopertradição mostraram aos cooperados o que há de melhor disponível no mercado.
O RTV da Syngenta, Tiago Augusto Dalchiavon, destaca que, além das novidades, o Dia de Campo da Coopertradição abre oportunidades para o produtor adquirir mais conhecimento sobre a sua cultura.
“A região Sudoeste é extremamente importante para o agronegócio e isso traz oportunidade para as empresas apresentarem inovações, tanto em cultivares de trigo quanto na questão de potencial produtivo e novos conhecimentos em máquinas”, ressaltou, complementando que “a Syngenta, como empresa de agroquímicos, trouxe inovação em produtos e moléculas”.
Para Ricardo Alberto Hendes, gerente regional de vendas da Biotrop, o evento é muito importante, uma vez que as culturas de inverno são bastante estratégicas para os produtores. “Nós temos como novidades o Bombardeiro, que é um produto para controle de doenças de inverno, e um bioinseticida, que é um Biokato, para o controle de pragas, percevejos, etc”.
Em um encontro marcado por conquistas e projeções otimistas, a Cooperativa Tradição realizou, no dia...
Em 5 de fevereiro, a Sementes Tradição recebeu o troféu de campeã de produtividade pelas cultivares de...
A Cooperativa Tradição amplia a capacidade de armazenamento de grãos, com avanço na construção do Novo...
A diretoria e o Conselho Administrativo e Fiscal da Cooperativa Tradição realizaram, no dia 06 de fevereiro,...
De acordo com o ranking divulgado pela revista Forbes, a Cooperativa Tradição está entre as 100 maiores...