Iniciativa resultou na entrega de três mil sementes de Ipê e no plantio de 1680 mudas frutíferas e nativas
No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Para celebrar a data e relembrar a importância dos cuidados com o meio ambiente, a Coopertradição realizou algumas ações alusivas ao dia.
As atividades aconteceram em três municípios da região sudoeste do Paraná — Pato Branco, Honório Serpa e Mariópolis, localidade essa que em breve contará com um entreposto da cooperativa.
Conforme relembra Andressa Zanrosso Kerkhoff, gerente de licenciamento e meio ambiente, a Coopertradição desenvolve as suas ações se baseando em estratégias voltadas aos princípios ESG, sempre tendo um comprometimento com o meio ambiente, com a responsabilidade social e com as boas práticas de governança.
“As ações desenvolvidas na semana da árvore tinham por objetivo, além da contribuição em ações concretas com o plantio de mudas e sementes, despertar, em nossos colaboradores e na sociedade geral, a conscientização sobre a preservação do meio ambiente”, explica Andressa.
No município sede da cooperativa, o Dia da Árvore foi marcado pela entrega da primeira parte da obra de recuperação do principal viveiro do Instituto Água e Terra (IAT), situado na linha Independência. A ação faz parte do programa estadual Adote um Viveiro.
Nesse primeiro momento da obra, o espaço teve o seu teto reformado, o que permitirá ao IAT produzir ainda mais mudas. Como fruto dessa união, parte das plantas cultivadas serão destinadas a Coopertradição, que disponibilizará para a comunidade.
“A nossa ideia é conscientizar os nossos cooperados da importância de preservar as nascentes e os córregos dos rios em suas propriedades”, comentou o diretor operacional da Coopertradição, Nédio Tonus.
A segunda etapa do programa iniciará nos próximos dias, com a reforma de um imóvel próximo ao viveiro, que será utilizado para atividades de educação ambiental.
No dia 23 de setembro, foi a vez da unidade da Coopertradição em Honório Serpa fazer uma ação relembrando o Dia da Árvore.
No município, as atividades contaram com a presença de 31 alunos da Escola Municipal Maria Francis dos Santos. Eles plantaram cerca de 200 mudas de árvores frutíferas e nativas no espaço em que está situada a unidade da cooperativa.
Também foram doadas 400 mudas de árvores para a escola distribuir aos alunos, professores e outros colaboradores.
Em Mariópolis, município que em breve contará com uma estrutura de recebimento de grãos da Coopertradição, também foram realizadas ações alusivas à data.
No dia 22 de setembro, alguns colaboradores da cooperativa receberam, na área de preservação permanente (APP), os estudantes do Centro Municipal de Formação e Educação em Tempo Integral.
Juntos, os 35 alunos plantaram 200 mudas de árvores frutíferas e nativas. O centro infantil também recebeu 200 mudas para distribuir aos alunos, professores e colaboradores.
O plantio de árvores em Mariópolis faz parte de uma série de ações que a cooperativa vem realizando no município, a fim de engajar a comunidade que em breve receberá uma filial da Coopertradição.
Além da entrega simbólica do viveiro, que beneficiará 15 municípios, a cooperativa também entregou cerca de três mil sementes de Ipê aos seus colaboradores e distribuiu aproximadamente 450 mudas aos cooperados. Com a ação foram plantadas 1680 mudas de árvores nativas e frutíferas.
A Coopertradição, em parceria com o Rotary Club, teve um papel fundamental na 13ª edição da Expoflor...
A Coopertradição, uma das principais cooperativas agroindustriais da região Sudoeste, está dando um passo...
A comunicação, independente de qual seja a sua forma, está presente na vida de todas as pessoas e desempenha...
Nos dias 27 e 28 de agosto, a Coopertradição promoveu um treinamento para dar início à implantação da...
A Coopertradição deu mais um passo importante em direção à igualdade de gênero e ao fortalecimento do...