Cooperativa realiza palestra ambiental na comunidade São Sebastião do Paraíso


06/12/2022


Na quinta-feira passada (1º/12), a Coopertradição realizou a última palestra ambiental do ano, com o tema “Praticando e Preservando o Meio Ambiente”. O encontro aconteceu na comunidade São Sebastião do Paraíso e reuniu produtores de Sede Gavião, Sede Dom Carlos, Rio Galvão, Vila Bonita, São Sebastião do Paraíso, Alto Paraíso e Passo da Pedra.

A palestra faz parte de um projeto da cooperativa, organizado em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), ao longo de 2022, nas comunidades de Pato Branco. A ação tem por objetivo orientar os agricultores sobre as boas práticas ambientais junto às suas propriedades e também servir de apoio na hora de sanar dúvidas sobre assuntos relacionados ao meio ambiente.

Conforme Andressa Zanrosso Kerkhoff, gerente de licenciamento e meio ambiente da Coopertradição, em 2022, foram realizadas cinco palestras abrangendo todas as comunidades do interior de Pato Branco.

“Fazendo um resumo geral da ação, foi muito positiva porque reunimos aproximadamente 200 grupos familiares. Nós levamos conhecimento e material técnico para suas casas para que, quando na dúvida de como agir e fazer, tenham o conhecimento e o material didático necessário para pesquisar e procurar resolver as questões ambientais de sua propriedade”, comentou.

Abordagem das palestras

As palestras realizadas pela Coopertradição abordaram assuntos como licenciamento, área de preservação permanente, proteção e preservação de nascentes, reserva legal, reflorestamento, conservação do solo, plantio de mudas, lavagem e entrega de embalagens, dentre vários outros assuntos.

Todos os encontros realizados ao longo do ano contaram com os técnicos ambientais do IAT. Em todas as palestras, falaram sobre assuntos que envolvem o meio ambiente e tiraram dúvidas dos produtores sobre o tema.

“Na concepção dos produtores, o IAT atrapalha. Mas, faz parte do nosso serviço fazer a fiscalização. Por isso, esse encontro é importante para que eles entendam porque tem que licenciar e porque não pode tirar uma árvore que está derrubada. A legislação tem muita coisa nova, então até mesmo a gente tem que se atualizar”, explicou o residente técnico de engenharia ambiental, Gabriel Gustavo Galon.

Próximos encontros

Em 2023, a cooperativa ampliará o projeto para os outros municípios de sua abrangência. Assim, mais produtores poderão se inteirar sobre questões ambientais relacionadas às suas propriedades.

Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.