Coopertradição conquista selo Seed Solutions pelo segundo ano


05/01/2023


Em outubro de 2022, a Coopertradição recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo de excelência no tratamento de sementes da BASF, o Seed Solutions. A certificação faz referência aos resultados da safra 2022/2023.

De acordo com o RTV da empresa, Lucas Cavalheiro Antoniolli, o processo de comprovação de qualidade do tratamento aconteceu por meio de uma análise feita em amostras de sementes preparadas com o Standak Top, um fungicida e inseticida de ação protetora.

“A responsável pelo TS [tratamento de sementes] vem pessoalmente da nossa estação, em Santo Antônio de Posse, para coletar amostras de cada lote e levar para o município de São Paulo. Lá são realizados vários testes, físicos, químicos e visuais”, explica o RTV.

Conforme Antoniolli, as amostras de sementes foram coletadas na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da cooperativa nos meses de agosto, setembro e outubro de 2022.

Para o gerente de operações da UBS, Alcione Lorenset, a cooperativa vem, cada vez mais, trabalhando para oferecer aos clientes e cooperados o que há de melhor em sementes no mercado.

“Para conseguir o selo da BASF, assim como de outras empresas, a Coopertradição não mediu esforços. Investiu em estrutura e no treinamento de colaboradores, sempre com a intenção de oferecer um produto que segue as recomendações técnicas, operacionais e ambientais, desde o tratamento até o plantio.”


Importância do selo

O selo Seed Solutions assegura ao agricultor que as recomendações técnicas e de segurança da BASF estão sendo cumpridas pela Coopertradição.

“É um tratamento perfeito, com recobrimento de toda semente com o produto nas doses exatamente conforme a recomendação BASF e com a concentração certa de ingredientes ativos.”

Como foi o processo de aprovação

Para receber o selo foram necessários inúmeros e rigorosos testes, como de fluidez, plantabilidade, emissão de poeira, análise visual e o HPLC, que serve para aferir se a semente está com a dose certa do produto.

“A dose recomendada de Standak Top por quilo de semente é de 2 ml. Não pode ter um desvio maior que 2%. Então, se nessa amostra, por exemplo, tiver menos de 1,8 ml de Standak por quilo, já não garante o selo”, comentou Antoniolli finalizando que “é o produto certo, na dosagem certa, na uniformidade correta.”

Outras certificações

Além do selo Seed Solutions, a Coopertradição também possui os selos Seedcare (Syngenta) e SeedGrowth (Bayer).

BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.