SESMT organiza Sipat e Safra Segura 2023


17/01/2023


Durante os dias 9 e 13 de janeiro, a equipe de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Coopertradição, realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e a campanha Safra Segura 2023.

Com o tema “Nenhuma atividade é tão importante que não possa ser realizada com segurança”, o evento contou com ações, presenciais e online, falando sobre a importância dos cuidados preventivos nas atividades diárias dos colaboradores.

A parte online do evento aconteceu na plataforma Sipat Week, em que, por meio de um cadastro, os colaboradores puderam assistir a cinco palestras com temas relacionados à segurança no trabalho. Na semana passada, de segunda a sexta-feira, os técnicos da cooperativa visitaram os 14 entrepostos, ministrando palestras sobre o tema.

Segundo o coordenador do SESMT, Irineo Mumbelli, a Sipat tem como objetivo mostrar aos colaboradores que toda atividade, por mais segura que pareça ser, é de risco e exige cuidados. “Precisamos conscientizar as pessoas para que façam um trabalho seguro e correto, que usem os seus EPIs e não se exponham a riscos”, explicou.

Apesar das palestras da Sipat serem voltadas principalmente para as atividades realizadas nas unidades de recebimento de grãos, indústria e em nossa unidade de beneficiamento de sementes (UBS), o coordenador reforçou que o risco está presente em todos os ambientes, inclusive no administrativo.

“Nesse ambiente, o maior risco que nós temos é de ergonomia. Porém, tem a parte do administrativo que utiliza bastante o trânsito, então a gente aborda também a direção defensiva, cuidado nos deslocamentos”, pontuou.

Safra Segura 2023

Neste ano, além da Sipat, o SESMT também promoveu a campanha Safra Segura, que tem como objetivo preparar os colaboradores das unidades de grãos da cooperativa para as safras de soja e milho.

“Fomos em cada unidade e fizemos um treinamento e uma palestra sobre os cuidados que eles [os colaboradores] devem ter no ambiente de trabalho. Além disso, também colocamos uma faixa no portão de cada unidade explicando sobre os riscos da falta de atenção e do uso de EPI’s no trabalho diário”, finalizou Irineo.

Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.