Operadores e gestores da UBS participam de curso sobre qualidade de sementes


17/02/2023


Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, a Coopertradição promoveu um curso para operadores e gestores da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), da qual participaram cerca de 50 colaboradores.

A capacitação teve como objetivo implementar novos processos na UBS para que o recebimento, a secagem, o beneficiamento e o armazenamento das cultivares aconteçam da melhor forma possível a fim de garantir a sua conservação até a próxima safra.

De acordo com Alcione Lorenset, gerente de operações da cooperativa, essa foi a primeira vez que os trabalhadores receberam um treinamento com uma programação voltada às etapas pós-colheita.

“O curso buscou orientar os colaboradores sobre os tipos de equipamentos, as avaliações que devem ser feitas com as sementes no momento em que estão sendo beneficiadas, entre outros aprendizados”, explicou.

Segundo o gerente, a formação representa um avanço de qualidade na produção de sementes da cooperativa. Isso porque, com a especialização, os colaboradores envolvidos nas atividades, tornaram-se aptos não só para fazer as avaliações necessárias sobre a qualidade das sementes, como também em operar os equipamentos de última geração disponíveis na UBS.

“Levaremos o que aprendemos nesses dias para a prática, melhorando nossos processos, implementando novas tecnologias, garantindo desta forma alta qualidade física, fisiológica e sanitária das sementes visando entregar aos nossos clientes e cooperados um produto de cada vez melhor.”

Para Jayaris Busanello, coordenadora de produção da UBS, os ensinamentos do curso servirão de base para nivelar o conhecimento dos colaboradores. “Tanto nós coordenadores quanto os líderes e operadores vamos conseguir extrair ao máximo do potencial de qualidade fisiológica que as sementes podem entregar, corroborando com a qualidade do produto final”, comentou.

Palestrantes

A capacitação foi realizada pelos professores Francisco Amaral Villela e Geri Eduardo Meneghello — ambos pesquisadores de renome da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, com longa experiência em pesquisas na área de produção de sementes.

Como explica Villela, os cuidados com as sementes de soja após a colheita são fundamentais para garantir lavouras altamente produtivas. Por isso, segundo ele, é essencial garantir que todos os processos após a chegada dos grãos na UBS aconteçam como o esperado.

“A qualidade da semente é rigorosamente obtida na fase de campo. A partir dessa fase, os diferentes processos e procedimentos realizados visam preservar essa qualidade para minimizar a deterioração dela. Por isso, é importante garantir a correta secagem, beneficiamento e armazenamento.”

Meneghello ressalta que o uso de sementes de alta qualidade reflete diretamente no potencial produtivo de uma lavoura. Por isso, segundo ele, as empresas produtoras de sementes precisam evitar esforços para disponibilizar aos agricultores uma semente de qualidade. Para isso, é necessário uma equipe qualificada, que saiba o que precisa ser feito em cada uma das etapas pós-colheita.”





Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.