No dia 15 de fevereiro, a Coopertradição realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para apresentar aos seus cooperados os resultados da cooperativa ao longo de 2022 e o planejamento de 2023. No encontro, participaram mais de 450 pessoas, entre produtores cooperados, parceiros e alguns colaboradores.
Neste ano, como relembra Julinho Tonus, presidente da Coopertradição, antes do evento, foram realizadas as pré-assembleias onde foram apresentados previamente os resultados obtidos no exercício social de 2022. Esses encontros, aconteceram nos municípios de atuação da cooperativa, com a participação dos cooperados de cada localidade.
Com relação aos resultados apresentados na AGO, Julinho Tonus comentou sobre a necessidade da cooperativa fazer novos investimentos para continuar crescendo. “Em 2022, fizemos melhorias e ampliações em praticamente todos os nossos entrepostos para ter uma capacidade de melhorar a qualidade do recebimento e do beneficiamento dos produtos. E, além disso, o nosso grande investimento foi o parque industrial de Pato Branco.”.
O presidente destaca ainda que os números alcançados no ano de 2022 surpreenderam a cooperativa, assim como outras cooperativas e cerealistas, em razão da estiagem que assolou significativamente algumas regiões de atuação da cooperativa.
Os bons resultados puderam ser visualizados no aumento de quase 24% no faturamento anual da cooperativa, que encerrou 2022 com um faturamento superior a R$ 2,4 bilhões e com um quadro social acima de dois mil produtores cooperados.
“No ano de 2022 tivemos muita adesão de novos cooperados, o que nos proporcionou uma evolução muito grande, com um resultado espetacular, quase o dobro do ano passado. Foi um ano ímpar e realmente fora da média em crescimento e resultado”, finalizou o presidente.
Entre as destinações estatutárias, a cooperativa divulgou na AGO, um resultado líquido à disposição da Assembleia de mais de 18 milhões, sendo que parte será distribuído aos cooperados, proporcionalmente a comercialização realizada no ano de 2022 e parte ao fundo de imobilização, para compor os investimentos necessários com ampliação da capacidade de armazenagem, dentre outros aprovados pela assembleia.
Dos 2.081 cooperados da Coopertradição, 1.173 são fidelizados, isto é, entregam seus grãos somente nas unidades de grãos da cooperativa. Neste ano, esse grupo de produtores recebeu, além das sobras a disposição da assembleia, mais de R$ 13,83 milhões por fazerem parte do Programa de Fidelização da Coopertradição.
Além das obras planejadas nas filiais da cooperativa, 2023 será marcado pelo início das obras da primeira etapa do complexo industrial em Pato Branco, pela ampliação da UBS em Mangueirinha, pela estruturação da nova filial em Nonoai, no Rio Grande do Sul, pelas ampliações na capacidade de armazenamento das filiais e por uma série de ações que visam o desenvolvimento das atividades dos cooperados.
Na última terça-feira (26), a Coopertradição concluiu com sucesso o Programa de Formação de Lideranças...
Na última quarta-feira (27), a Coopertradição sediou o treinamento para implementação do novo sistema...
Cooperados e colaboradores da Coopertradição participaram, em Curitiba nesta sexta-feira (29), do Encontro...
A Coopertradição dará início, na primeira semana de dezembro, às suas tradicionais pré-assembleias, um...
A Coopertradição, uma das maiores cooperativas agropecuárias do Paraná, consolida sua trajetória de crescimento...