Dia de Campo de Verão reúne 50 empresas expositoras e mais de mil cooperados


08/03/2023


Nos dias 1º e 2 de março, a Coopertradição realizou mais uma edição do tradicional Dia de Campo de Verão. O evento ocorreu no Centro de Tecnologia e Inovação Coopertradição (CTIC), em Pato Branco, e reuniu mais de mil cooperados de todos os entrepostos da cooperativa.

Com mais de 50 empresas parceiras expondo, o Dia de Campo trouxe aos produtores tudo o que há de novidade no setor, desde novas tecnologias e equipamentos até cultivares e soluções para as culturas de soja, milho e trigo.

Os produtores que circularam pelos estandes ao longo dos 4 hectares de áreas demonstrativas saíram do evento com muitas ideias e informações que contribuirão para a formação de lavouras ainda mais produtivas e rentáveis.

Para Tarcísio Cadore, produtor de soja em Rio dos Índios (RS), que participou do Dia de Campo pela primeira vez, o que mais chamou atenção foram as novidades em cultivares.

“Vi muitas variedades novas, além das que eu já conhecia. Eu achei bem interessante porque vou poder melhorar ainda mais a minha plantação. Valeu a pena vir pra cá.”

Um momento para expor novidades

De acordo com Fernando Panison, que trabalha no desenvolvimento de mercado da Sementes Coopertradição, o evento apresentou aos visitantes uma grande quantidade de novas soluções e cultivares, como é o caso da soja.

“Nessa edição, participaram inúmeras empresas. Isso nos possibilitou mostrar aos cooperados mais de setenta cultivares nas linhas de soja, que estarão disponíveis no próximo ano, além de todo o portfólio de agroquímicos”, explicou.

Panison comentou ainda que o Dia de Campo foi a quinta edição realizada pela cooperativa. “Buscamos pensar em cada detalhe para que o nosso cooperado pudesse desfrutar do que há de melhor no mercado e ainda ficar à vontade para tirar todas as suas dúvidas.”

As empresas participantes também aproveitaram o Dia de Campo para apresentar suas novidades. A Syngenta, por exemplo, parceira de longa data da Coopertradição, trouxe para o evento uma novidade, o Arvatico — produto biológico para controle de nematoides.

O produto, assim como todos do portfólio da empresa, vem para somar no crescimento da Coopertradição. Segundo Henrique Scopel, Coordenador de contas chave - Seedcare, a empresa tem um portfólio robusto, composto por mais de 28 produtos para tratamento de sementes de diversas culturas. “Assim, trazemos o Arvatico para complementar o Avicta, hoje o principal produto comercializado do Brasil para controle de nematóides”, explicou.

Cristiano Diel, DTM da Syngenta em Pato Branco, complementa a fala do colega falando sobre o lançamento do inseticida Plinazolin e a inovação da molécula fungicida Adepidyn, ambos produtos que vêm para somar ao portfólio da empresa e contribuir com, ainda mais, com a produtividade das lavouras.

Com relação ao Plinazolin, Diel comentou que o objetivo da empresa é produzir mais, com mais segurança. “Além dessa molécula ter alta efetividade para o complexo de pragas, ela vai entregar uma segurança alimentar muito grande e também uma segurança ambiental muito grande, protegendo inimigos naturais não impactando na população de insetos polinizadores e somente focando no controle das pragas nas culturas mesmo.”

A empresa anunciou, também, que até o fim deste ano, realizará o lançamento de mais um produto para controle de gramíneas na cultura do trigo e cevada.

Presença feminina no ia de Campo

Neste ano, assim como em 2022, com o objetivo de incentivar a presença feminina no campo e ainda homenageá-las antecipadamente pelo Dia Internacional da Mulher, o segundo dia do evento foi voltado às mulheres.

Segundo Marelli Linck Neitzke, diretora administrativa e assessora jurídica da Coopertradição, ações como a do Dia de Campo mostram o comprometimento da cooperativa em fortalecer o entendimento das cooperadas sobre as atividades desenvolvidas no campo.

“Nós sabemos que as mulheres têm uma participação muito grande nas decisões da propriedade rural. Então, a participação delas no Dia de Campo consolida os trabalhos que estamos desenvolvendo de fortalecimento do conhecimento dessas produtoras, a fim de que consigam trazer, cada vez mais, em conjunto com a família, o desenvolvimento das ações nas propriedades.”

Para Ivani Zanuz Massarotto, cooperada de Mariópolis, que participou pela primeira vez do Dia de Campo, o evento foi bastante positivo e surpreendente. “Eu achei interessante porque vocês [a cooperativa] fizeram um dia para a mulher, para nós também conhecermos as novas tecnologias. Afinal, hoje na lavoura, nós também trabalhamos junto com o esposo e os filhos.”

No dia voltado especialmente para mulheres, Camila Telles ministrou a palestra “Agro: o que muitos vivem e poucos conhecem”. A também influencer e empresária, conhecida como defensora do agro, deixou uma mensagem bastante importante às mulheres.

“A mulher tem espaço [no agro] não pelo gênero, mas pela competência e é isso que a gente tem que lutar cada vez mais. A mulher está preparada e qualificada e sempre andou junto com o agro, ela merece mais espaço ainda porque trabalha firme há muito tempo. Então, culturalmente, a liderança sempre foi masculina, mas acho que é o nosso papel mostrar que a mulher está mais do que preparada para assumir cargos de liderança”, comentou Camila.

Além da palestra da Camila, o Dia de Campo foi marcado pela presença de Ivan Wedekin, com o tema “Cenários da Expansão do Agronegócio”.

Confira todas as fotos do evento pelo link: https://coopertradicao.com.br/dia-de-campo

Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.