Coopertradição recebe conselheiros fiscais para curso de formação


02/05/2023


Em parceria com o Sistema Ocepar e com o Sescoop/PR, a Coopertradição recebeu,nos dias 25 e 26 de abril, 25 conselheiros fiscais da Região Sudoeste do Paraná, para participar de um curso de formação para conselheiros fiscais.

O encontro aconteceu no anfiteatro da matriz da cooperativa, em Pato Branco, e reuniu conselheiros fiscais da Coopertradição e de outras cooperativas como Coprossel, Coasul, Coagro, Agrária e Camisc.

Durante os dois dias, foram trabalhados tópicos como governança cooperativa, atuação do conselho fiscal, introdução à contabilidade de cooperativas e análise de indicadores de gestão, entre outros.

O objetivo da iniciativa, segundo Rodrigo Gandara Donini, analista técnico do Sistema Ocepar, é trazer aos conselheiros algumas diretrizes sobre suas funções — hoje, tão importantes para as cooperativas.

“Com este curso, os conselheiros terão uma noção básica para buscar mais informações para exercer suas funções”, comentou."

Momento para aprender e repassar conhecimento

Para Roberto Hasegawa, conselheiro fiscal da Coopertradição, a capacitação é uma forma de esclarecer dúvidas e também agregar conhecimento a ser repassado aos cooperados. “O treinamento esclareceu bastante coisa sobre a função do conselheiro fiscal. Isso foi ótimo porque é sempre bom esclarecer a respeito das nossas funções dentro da cooperativa”, complementa.

Segundo o conselheiro fiscal da Agrária, Sieghardt Kleinfelder, que participou do curso pela terceira vez, é importante fazer a reciclagem para estar a par das atualizações que o mercado exige. “É importante essa troca de informação entre cooperativas e conselheiros para juntos evoluirmos e acharmos um denominador em comum.”

Participação das mulheres

A participação das mulheres no conselho das cooperativas ainda é pequena, mas está crescendo cada vez mais, conforme relata a conselheira Daiane Schmitz da cooperativa Coprossel. “Participar [de eventos como esse], mostra a força da mulher no campo, que vem sendo cada vez mais forte.”

BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.