Em parceria com o Sistema Ocepar e com o Sescoop/PR, a Coopertradição recebeu,nos dias 25 e 26 de abril, 25 conselheiros fiscais da Região Sudoeste do Paraná, para participar de um curso de formação para conselheiros fiscais.
O encontro aconteceu no anfiteatro da matriz da cooperativa, em Pato Branco, e reuniu conselheiros fiscais da Coopertradição e de outras cooperativas como Coprossel, Coasul, Coagro, Agrária e Camisc.
Durante os dois dias, foram trabalhados tópicos como governança cooperativa, atuação do conselho fiscal, introdução à contabilidade de cooperativas e análise de indicadores de gestão, entre outros.
O objetivo da iniciativa, segundo Rodrigo Gandara Donini, analista técnico do Sistema Ocepar, é trazer aos conselheiros algumas diretrizes sobre suas funções — hoje, tão importantes para as cooperativas.
“Com este curso, os conselheiros terão uma noção básica para buscar mais informações para exercer suas funções”, comentou."
Para Roberto Hasegawa, conselheiro fiscal da Coopertradição, a capacitação é uma forma de esclarecer dúvidas e também agregar conhecimento a ser repassado aos cooperados. “O treinamento esclareceu bastante coisa sobre a função do conselheiro fiscal. Isso foi ótimo porque é sempre bom esclarecer a respeito das nossas funções dentro da cooperativa”, complementa.
Segundo o conselheiro fiscal da Agrária, Sieghardt Kleinfelder, que participou do curso pela terceira vez, é importante fazer a reciclagem para estar a par das atualizações que o mercado exige. “É importante essa troca de informação entre cooperativas e conselheiros para juntos evoluirmos e acharmos um denominador em comum.”
A participação das mulheres no conselho das cooperativas ainda é pequena, mas está crescendo cada vez mais, conforme relata a conselheira Daiane Schmitz da cooperativa Coprossel. “Participar [de eventos como esse], mostra a força da mulher no campo, que vem sendo cada vez mais forte.”
A Cooperativa Agroindustrial Tradição recebeu nesta semana, em sua sede em Pato Branco/PR, a visita dos...
A construção da Industrial de Óleo e Farelo de Soja da Cooperativa Agroindustrial Tradição, em Pato Branco...
A construção da Industrial de Óleo e Farelo de Soja da Cooperativa Agroindustrial Tradição, em Pato Branco...
A Cooperativa Agroindustrial Tradição inaugurou oficialmente, no dia 03/07, sua nova Unidade de Atendimento...
O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) promoveu o 17º Desafio de Máxima Produtividade da Soja/Safra...