Coopertradição dá mais um passo rumo a implantação do programa em ESG


09/05/2023


No dia 4 de maio, a Coopertradição reuniu seu quadro de gerentes e diretores em um encontro com fornecedores e empresas parceiras para debater sobre as boas práticas de ESG (do inglês “environmental, social and governance") e definições importantes nos âmbitos ambientais, sociais e de governança.

O evento aconteceu no auditório da matriz da cooperativa e contou com a participação de 75 pessoas. No primeiro momento do encontro, os participantes assistiram a uma explicação sobre o que é ESG e quais os seus benefícios. Logo após, participaram de uma dinâmica para preencher um questionário, que ajudará a definir quais são os temas mais importantes para a Coopertradição e contribuirá com sua gestão estratégica.

De acordo com Ricardo Costa Bruno, palestrante do evento e sócio da Martinelli Advogados — escritório que presta consultoria à Coopertradição —, a reunião foi um ato histórico. “Em nosso encontro, falamos sobre os pilares do ESG (ambiental, social e de governança) e principalmente demonstramos aquilo que a Coopertradição quer fazer para proteger esses três pilares. Lembrando que alguma parte disso a cooperativa já executa”, explicou o advogado responsável pela área do agronegócio dentro do escritório.

Para a diretora administrativa da Coopertradição, Mareli Linck Neitzke, a certificação em ESG renderá bons frutos, não só para a cooperativa como também para os cooperados e sociedade em geral. "Essa é uma iniciativa que eu considero de extrema importância. Isso porque nos mostra que já adotamos várias práticas dentro do ESG, que são muito boas, porém tem algumas que devem ser melhoradas e outras implantadas”, pontuou a diretora.

Planejamento estratégico

Antes mesmo de iniciar o processo de certificação em ESG, a Coopertradição já vinha sendo orientada para as boas práticas de sustentabilidade em seu planejamento estratégico 2022-2030.

Como relembra Cláudio Vicente, consultor da cooperativa, a estruturação do planejamento estratégico foi direcionada para um crescimento muito significativo da Coopertradição nos próximos anos.

“A gente percebeu, então, que esse crescimento deveria vir com sustentabilidade. Tanto sustentabilidade externa como interna. Além disso, gostaríamos que a Coopertradição pudesse crescer e contribuir com as comunidades, respeitando o meio ambiente, tendo a segurança que os resultados são sustentáveis a longo prazo. Então, o ESG vem para reforçar uma percepção e uma orientação estratégica que a gente já tinha de que nós precisávamos priorizar a sustentabilidade.”

O que os cooperados acham

O cooperado e conselheiro fiscal, Roberto Hasegawa, participou do encontro representando os produtores rurais da cooperativa. Para ele, o assunto abordado ajuda os agricultores nas tomadas de decisões dentro das propriedades e, para além disso, contribui com a formação da consciência socioambiental.

“Hoje em dia, para várias empresas, é um ponto muito importante tratar de questões ambientais, sociais e de governança porque se você não estiver dentro desses assuntos, talvez não há sustentabilidade nos negócios. Eu achei muito importante esse evento, um Workshop bastante esclarecedor. Afinal, é importante produzir, é importante ter lucro mas também é fundamental ter lucro com responsabilidade”

Próximos passos

Após a análise e mensuração das respostas obtidas no workshop pelos stakeholders (partes interessadas) da Coopertradição, inicia-se uma nova fase na qual objetiva gerar indicadores e planos de ação para alcançar metas, também desenhadas nessa próxima etapa.

ESG

Conforme a iniciativa Pacto Global, “ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins.”


Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.