Bombeiros visitam unidade de grãos em Pato Branco para treinamento de formação


16/05/2023


No dia 4 de maio, formandos dos Grupamentos de Bombeiros, de Francisco Beltrão e Pato Branco, participaram de um treinamento de formação para novos bombeiros. A ação aconteceu nas dependências da unidade de recebimento de grãos da Coopertradição em Pato Branco e contou com a participação de 43 soldados.

De acordo com Irineo Mumbelli, coordenador da equipe de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), as duas corporações finalizaram o treinamento dos novos profissionais bombeiros em um local tido como estratégico.

“Na unidade eles aprenderam como é o sistema de funcionamento de uma cerealista, o que facilita casos eles precisem, eventualmente, atender um local como esse. Entre as demonstrações feitas na unidade, os formandos puderam ver como um acidente dentro de um túnel acontece e como fazer a sua contenção”, explicou.

Conforme aponta Debora Kolossoskei, capitã do 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão e instrutora da disciplina de Segurança Contra Incêndio e Desastre, a visita foi bastante produtiva para que os alunos visualizassem o funcionamento da cooperativa na prática e entendessem os riscos que envolvem a atividade.

“Nós procuramos a Coopertradição por indicação de outros bombeiros militares, que já tinham visitado o local para conhecer o processo de recebimento de grãos. Para os alunos é importante conhecer o funcionamento de um silo, pois abrange várias edificações que apresentam riscos diferentes. Então, é importante conhecer as medidas de segurança contra incêndio necessárias e específicas para essa atividade, a fim de saber como utilizá-las no caso de um atendimento a incêndio ou resgate em ambiente confinado”, pontuou.

Geovani Felipe Francescon, cabo coordenador do Curso no grupamento em Pato Branco, comentou que a visita foi bastante técnica, justamente para auxiliar os futuros bombeiros nas suas atividades diárias. “A finalidade foi apresentar as especificidades da rotina de segurança operacional e, caso necessário, combate e salvamento nesse tipo de edificação.”


Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.