Cooperadas conhecem Agrária em intercâmbio entre cooperativas


13/06/2023


Buscando proporcionar às suas cooperadas fidelizadas a troca de conhecimento e uma experiência cultural, a Coopertradição reuniu algumas mulheres em uma visita na Cooperativa Agroindustrial Agrária, situada em Entre Rios, no distrito de Guarapuava (PR).


A viagem, também chamada de intercâmbio entre cooperativas, aconteceu no dia 6 de junho e contou com a participação de 15 cooperadas e 4 colaboradoras, que puderam conhecer toda estrutura da cooperativa.

No cronograma da viagem, as mulheres conheceram as mulheres que fazem parte do Núcleo Feminino da Agrária, da qual puderam trocar experiências a partir de depoimentos. Além disso, também visitaram o museu, o centro de eventos, a escola de panificação e cervejaria e o pátio industrial da cooperativa.

Segundo Eliane Pessini Negri, coordenadora do Quadro Social da Coopertradição, as viagens são uma forma de mostrar às cooperadas o carinho que a cooperativa tem por elas e uma maneira de mostrar a elas outros pontos de vista.

“Além disso, é uma forma de proporcionar às nossas cooperadas uma experiência cultural e uma troca de saberes. Tudo isso para que, ao retornar para casa, consigam contribuir ainda mais no desenvolvimento de suas propriedades. Afinal, as viagens nos trazem uma outra perspectiva sobre as situações do dia a dia.”

Uma viagem rica em aprendizados

Para Helena Piovesam Bertoldo, produtora de Pato Branco, viagens de intercâmbio são essenciais para o crescimento profissional e pessoal. Isso porque, segundo ela, a troca de experiência com outras mulheres, que vivenciam as mesmas situações no seu cotidiano, promove um debate e uma reflexão sobre a participação das mulheres no campo.

“Assim como em outras viagens, nós sempre voltamos para casa com alguma novidade. Sempre tem algo para compartilhar com os familiares e ir implementando no nosso dia a dia. Por isso é bom a gente participar, pois assim pode debater com a família, com o marido sobre soluções para o amanhã”, disse Helena, completando ter se emocionado com o depoimento das mulheres do núcleo da Agrária.

Ainda conforme a cooperada, participar das viagens é uma forma de conhecer novos lugares, culturas e pessoas. “Dá dó sair e deixar nossa casa. mas é muito bom para aprender, conhecer coisas novas, fazer amizades.”


BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.