Na última terça-feira (6/6), a Transcooper recepcionou o 3º Fórum dos Dirigentes do Ramo Transporte, promovido pelo Sistema Ocepar. O encontro aconteceu no auditório da matriz da Coopertradição e reuniu 43 autoridades do setor, representantes de cooperativas do segmento de transporte de cargas e passageiros.
Entre os participantes da reunião, estavam presentes o coordenador estadual do Ramo Transporte, Marcos Antonio Trintinalha, o presidente da Transcooper, Nédio Tonus, o coordenador de Monitoramento do Sescoop/PR, João Gogola Neto, o presidente da Coopertradição, Julinho Tonus e o diretor vice-presidente da Coopertradição, Gelson Correa.
Assim como nas outras edições, o cronograma do fórum englobou a apresentação da cooperativa anfitriã (Transcooper) e seus resultados no último ano, uma explanação do cenário econômico do setor no estado, um breve resumo das ações e perspectivas do Sescoop no setor de transporte.
Para Nédio Tonus, presidente da cooperativa de transportes, participar de um evento como esse é motivo de muito orgulho e uma grande oportunidade para estar atualizado sobre os acontecimentos do setor. “Estamos muito felizes por ter sido anfitriã do fórum de dirigentes e por poder apresentar a Transcooper a cerca de 40 autoridades presentes. O evento também foi muito importante para ficarmos por dentro das ações e perspectivas para o setor de transporte”, comentou.
De acordo com João Gogola Neto, representante da Ocepar, a realização do fórum é fundamental para promover um contato direto entre presidentes das cooperativas e Sistema Ocepar. “São essas cooperativas que fazem toda a parte de logística e transporte aqui no estado e que sentem realmente as necessidades. Sejam em questões operacionais, tributárias ou financeiras.”
Gogola comentou, também, sobre o cenário econômico financeiro no transporte no Paraná. Para ele, o setor vem gerando um bom resultado, porém com uma perspectiva de estreitamento de margens. “Então, é uma situação de cautela, em que notamos uma possibilidade de redução de resultado dentro do segmento de transporte. E com isso, a gente tem o papel de trazer esse alerta para os nossos cooperativistas.”
Thiago Barros de Freitas, representante da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) reforçou a importância do evento para a instituição, afirmando ser um local de diálogo entre cooperativas, Ocepar, OCB e outras entidades.
“É desse tipo de evento que nascem as nossas demandas, perspectivas. Por isso, é importante que as cooperativas estejam sempre participando ativamente dos fóruns e trazendo informações e dados para que a gente possa subsidiar a nossa atuação com insumos necessários para ações a nível federal”, explicou.
Uma das pautas mais debatidas no encontro foi a reforma tributária e seus impactos no setor de transportes.
De acordo com Devair Antônio Mene, analista tributário da Ocepar, a reforma pode trazer sérios problemas ao país, especialmente ao setor de transportes. “Hoje, nós temos uma carga tributária em média de 5%. Se vir em uma alíquota de 25%, como estão falando, o impacto vai ser muito significativo, mas vai crescer os tributos em torno de nove vezes. Então, pode inviabilizar alguns setores. No caso do transporte, vai nos impactar fortemente.”
Ainda conforme Mene, o Sistema Ocepar, juntamente com a OCB, está trabalhando fortemente para convencer a frente parlamentar do cooperativismo, a Frencoop, de que é extremamente importante olhar para esse segmento de atividade cooperativa e trabalhar para que ocorra o adequado tratamento tributário do ato cooperativo.
A quarta edição do Fórum dos Dirigentes do Ramo Transporte já tem data e local marcado. O encontro acontecerá em setembro, na Cooperativa de de transportadores de Astorga, no município de Astorga, situado na Região Noroeste do Paraná.
Na última terça-feira (26), a Coopertradição concluiu com sucesso o Programa de Formação de Lideranças...
Na última quarta-feira (27), a Coopertradição sediou o treinamento para implementação do novo sistema...
Cooperados e colaboradores da Coopertradição participaram, em Curitiba nesta sexta-feira (29), do Encontro...
A Coopertradição dará início, na primeira semana de dezembro, às suas tradicionais pré-assembleias, um...
A Coopertradição, uma das maiores cooperativas agropecuárias do Paraná, consolida sua trajetória de crescimento...