Coopertradição realiza primeiro encontro do Herdeiros do Campo


01/08/2023


No dia 17 de julho, 11 famílias cooperadas da Coopertradição participaram do primeiro encontro do Programa Herdeiros do Campo. Com objetivo de fazer a integração dos participantes, o evento foi organizado no anfiteatro da matriz da cooperativa, em Pato Branco.

Durante o encontro, as famílias se apresentaram, alinharam suas expectativas quanto ao programa e participaram de uma dinâmica em que precisaram responder a pergunta: “Qual futuro desejamos para a propriedade da nossa família?”.

Conforme Luiz Antônio Tiradentes, instrutor do programa, a reunião foi para apresentar a proposta do Herdeiros do Campo. “O planejamento sucessório é um processo que não acontece do dia para a noite. Em algumas famílias, isso já vai se dar nos próximos anos, em outras, vai levar vários anos ainda, mas nada melhor do que a família estar preparada e alinhada em relação a isso."

Para a cooperada da unidade de Palma Sola (SC), Neireide Giacomim, participar do Herdeiros do Campo é uma oportunidade para facilitar a sucessão da filha na atividade familiar.

“Nossa expectativa é que o Herdeiros do Campo instigue, mais ainda, em nossa filha, a vontade de atuar na nossa propriedade. Eu acredito que isso acontecerá, pois percebemos no primeiro encontro se tratar de um programa bastante produtivo, uma vez que possibilita trocar experiências com os demais participantes, que também estão passando pela mesma situação que a da nossa família.

Próximos passos

Após passar pela integração, os participantes do programa seguem se reunindo por mais cinco encontros, realizados a cada 15 dias e com oito horas de duração.

Ao se reunirem, as famílias discutirão diversos assuntos. Entre as pautas do programa estão: relacionamento entre familiares, gestão e cuidado da propriedade e do negócio e questões jurídicas que envolvem a sucessão.

Por fim, cada família participante deverá criar um plano de ação para a sucessão familiar na propriedade. Todo esse processo, será realizado com o amparo do instrutor do Senar e da Coopertradição.

Como explica Eliane Pessini Negri, coordenadora da organização do quadro social, o programa busca ampliar a visão da família em relação aos negócios da propriedade e principalmente da sucessão familiar. “Hoje, nós sabemos que muitos jovens acabam saindo da propriedade, indo para a cidade estudar e acabam retornando para o campo, com conhecimento e muita vontade de colocá-lo em prática.”

Programa Herdeiros do Campo

Promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR) e o Sindicato Rural de Pato Branco, o Herdeiros do Campo é um programa de planejamento sucessório, que auxilia famílias a ter um processo de sucessão mais assertivo.


Cronograma

Datas — Temas abordados

  • 1º de agosto — "Sucessão e governança na empresa rural"
  • 7 de agosto — "Visão estratégica da empresa rural"
  • 16 de agosto — "A empresa rural e seus cenários"
  • 23 de agosto — "Mediação de conflitos e a construção da confiança"
  • 11 de setembro — "O aprendizado e a prática"

BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.