Coopertradição cria área de proteção do novo complexo agroindustrial em Pato Branco


25/09/2023

Ações alusivas ao Dia da Árvore também foram realizadas em outros municípios de atuação da cooperativa; iniciativa promoveu o plantio de aproximadamente 6 mil mudas


Na última quinta-feira (21/09), em comemoração ao Dia da Árvore, a Coopertradição reafirmou seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, realizando uma série de ações em todos os municípios de atuação.

Em Pato Branco, colaboradores e alunos da Fundação Patobranquense do Bem Estar (Fundabem) se uniram para criar uma Área de Preservação Permanente (APP) no novo complexo agroindustrial, que está em construção no Contorno Norte da cidade. Nesse projeto, foram plantadas 300 mudas de árvores nativas.

Além de Pato Branco, o plantio e a distribuição de mudas ocorreu nos outros 13 municípios onde a cooperativa possui filiais. Durante todo o dia, 700 mudas frutíferas foram entregues aos cooperados nas unidades, na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) e na Cooperativa de Transportes Bom Retiro (Transcooper).

As escolas municipais também se beneficiaram da iniciativa, recebendo um total de 4.000 mudas de árvores nativas, como Goiaba vermelha, Pitanga, Guajuvira, Ipê (branco, amarelo, roxo e rosa), Peroba e Angico, ,que foram distribuídas aos alunos para plantar em suas residências. Nas APPs de cada unidade da cooperativa, os colaboradores também fizeram o plantio de mais de 800 mudas nativas.

No total, como aponta Andressa, a cooperativa promoveu o plantio de mais de 5.570 mudas de árvores nativas e frutíferas — número que superou as expectativas, uma vez que esperavam ser plantadas apenas cinco mil.

Plantar hoje para colher um amanhã melhor

De acordo com Andressa Zanrosso Kerkhoff, gerente de licenciamento e meio ambiente da cooperativa, "o plantio realizado junto a área do novo complexo industrial ampliará a área de preservação permanente já existente, garantindo uma sustentabilidade ambiental às futuras instalações, bem como irá contribuir com a preservação dos recursos hídricos existentes nas proximidades e a biodiversidade de todo o entorno."

O presidente da Coopertradição, Julinho Tonus, enfatizou a importância do Dia da Árvore para a cooperativa, ressaltando que a data incentiva a reflexão sobre a responsabilidade ambiental. “É muito importante que tenhamos um pouco de dedicação do nosso tempo para poder promover o reflorestamento em diversos locais, como aqui no complexo, e contribuir com um ambiente mais sustentável e agradável para todos viverem.”


Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.