Consultores são capacitados sobre atendimento na emergência de plantas


02/10/2023


Buscando reduzir as perdas nas lavouras dos seus cooperados, a Coopertradição promoveu um treinamento a alguns de seus consultores sobre atendimento de reclamações na emergência de plantas.

A capacitação, que ocorreu no dia 20 de setembro, na associação da matriz da Coopertradição, reuniu 28 colaboradores de campo e contou com a participação do palestrante especialista em tecnologia de sementes, Alexandre Gazolla.

De acordo com Fernando Panison, engenheiro agrônomo responsável pelo evento, a capacitação ofertada aos consultores é de extrema importância para o bom atendimento em campo e para os bons resultados dos cooperados ao fim da safra.

“Tendo essa capacitação, quando ocorrer questionamentos relacionados à germinação de sementes, nossos consultores terão a informação correta para repassar aos produtores e serem mais assertivos nas decisões de qual solução ou método aplicar na lavoura.”

Ainda conforme Panison, além dos bons resultados em campo, a capacitação também tem como foco promover uma melhor convivência entre cooperado e Coopertradição, uma vez que os consultores terão as resoluções com maior eficiência.

“Sabendo corretamente as informações sobre a emergência de plantas, os nossos consultores poderão argumentar com o seu cooperado sobre qual o melhor momento para realizar a semeadura e o obter o melhor desenvolvimento das plantas. Com isso, o produtor vai ter todas as informações necessárias para o processo correto de semeadura e para ter uma eficiência melhor no estabelecimento inicial das plantas”, explicou.

Repassando conhecimento

Após o treinamento, os consultores da Coopertradição presentes no evento ficaram com a missão de repassar o conhecimento adquirido aos colegas de campo.

“O bom seria que todos os nossos consultores pudessem estar presente mas, devido ao momento da safra, participaram apenas alguns consultores chaves, que agora vão levar a informação para os outros consultores que não puderam estar presentes para que já possam aplicar o conhecimento ainda nesta safra, que já está iniciando o plantio.”

Conforme Luiz Fernando Estéres, consultor da unidade de Nonoai (RS), o encontro foi bastante proveitoso porque acabou ligando o que se vê todo dia, na prática, com a teoria.

“Tem muita coisa que a gente viu aqui que quem sabe a gente não viu na realidade ou no campo ainda, porém agora quando encontrar esses problemas vamos ter a noção da teoria para resolver os problemas junto aos cooperados”, comentou.

Curso inédito

Conforme o palestrante, o curso é inédito a nível mundial. Segundo ele, a capacitação surgiu devido a grande incidência nos problemas de plantio. “Entendemos que, em todas as culturas, é preciso ter um insumo de qualidade, uma semente de qualidade e um excelente tratamento. Porém, também é preciso plantar em um ambiente adequado e com as condições ideais.”

Alexandre reforçou ainda que o curso é de extrema importância para quem atende diretamente o cooperado, pois proporciona informações ideais para o correto atendimento em campo. “Com esse conhecimento, temos condições de conversar com o produtor, argumentar, ser mais assertivo sobre o que realmente aconteceu na área e tornar essa troca de informação mais fluida.”

O conhecimento adquirido no treinamento já deve ser colocado em prática ainda na safra 2023/2024.


BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.