Coopertradição e Senar/PR formam primeira turma do Programa Herdeiros do Campo


06/10/2023

Edição pioneira na cooperativa contou com nove famílias em processo de sucessão familiar


Com a participação de nove famílias, a Coopertradição finalizou sua primeira turma do programa Herdeiros do Campo. O evento de encerramento aconteceu no dia 29 de setembro, no anfiteatro da cooperativa em Pato Branco.

Criado e desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar/PR), em parceria com o Sindicato Rural de Pato Branco, o programa busca auxiliar produtores rurais na sucessão de suas propriedades ou negócios.

Conforme o instrutor do Senar/PR, Luiz Antônio Tiradentes, com o programa concluído, todas as famílias participantes estão aptas para colocar em prática seus planos de ações referentes ao processo sucessório.

“Esse é um momento para as famílias pensarem juntos sobre aspectos relacionados à família, patrimônio e negócio e por último, em ações que envolvem a própria gestão atual do negócio”, explicou.

Sucessão na Família Brocco

Para Vandra Carla Brocco, cooperada da Coopertradição em Pato Branco e uma das participantes do Herdeiros do Campo, o programa ajudou sua família a entender os processos e situações que geravam dúvidas no dia a dia na propriedade. “O curso nos mostrou que a sucessão se faz na prática, com o acompanhamento, com eles [os filhos] estando na propriedade aprendendo como as coisas são feitas. E claro, nos mostrou como preparar essa sucessão.”

Na visão da filha, Alana Brocco, o programa ajudou a entender que o processo sucessório não acontece de uma hora pra outra, mas aos poucos e com preparação. “O curso trouxe pra gente as ferramentas ideais para nosso dia a dia e dicas de como usá-las e fazer a associação acontecer com o tempo, no decorrer dos anos. Além disso, deixou bem claro que temos que aprender a conversar e escutar nossos pais”, comentou.

Sucessão familiar na visão da presidência

Para o presidente da Coopertradição, Julinho Tonus, a sucessão familiar deve começar desde cedo, com os filhos ainda crianças, para que a tradição seja passada de geração em geração. E por isso, segundo ele, torna-se extremamente importante a parceria com o Senar.

“Nós precisamos do agro, não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro. As pessoas precisam comer e nós temos que ter uma base muito sólida, que começa cedo e vai sendo construída com muito cuidado.”

Produtor rural, o presidente da cooperativa também vem passando pela sucessão. Em sua propriedade, seu filho Fernando é responsável pela parte técnica e sua filha Juliane pela área comercial. “Eu também já estou incentivando a sucessão com meus netos. Estamos sempre na fazenda, nos dias de campo, falando sobre os assuntos da propriedade. Em nossa família, estar no campo faz parte da nossa realidade, e esse é o caminho."

Por fim, o presidente reforçou o entusiasmo da cooperativa com o Herdeiros do Campo. “Estamos muito felizes porque entendemos que a sucessão é o grande caminho da roça, porque as mudanças estão vindo e estamos vendo que o agronegócio evoluiu muito e nós precisamos que as famílias deem continuidade em seus legados, com a sucessão dos seus filhos.”

O Programa Herdeiros do Campo auxiliou as famílias a elaborarem seus planos de ação para a sucessão em suas propriedades e também gerou um certificado de participação. Ao longo de todo processo, os participantes aprenderam sobre sucessão e governança da empresa rural, visão estratégica, mediação de conflitos, entre outros temas importantes.


Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.