Com a colheita da safra de soja se aproximando, a Coopertradição, por mais um ano, reforçou o seu compromisso com seus cooperados ao promover mais uma capacitação ao seu quadro de colaboradores, responsáveis pela análise de sementes entregues na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS).
Entre os dias 26 e 29 de fevereiro, profissionais da produção e do Laboratório de Análise de Sementes (LAS), alocado na UBS, participaram de um treinamento ministrado pela Dra. Maria de Fátima Zorato, especialista nacional em qualidade fisiológica de sementes de soja.
Durante o curso, foram abordados temas para aprimorar os processos de análises laboratoriais das sementes. As discussões giraram em torno das interações genéticas das sementes no campo, suas variações e de como fatores ambientais como clima, chuva e temperatura podem influenciar significativamente nos campos de produção.
Um dos pontos destacados foi a importância dos testes de tetrazólio, reconhecidos como referência na avaliação da qualidade das sementes. Esses testes são realizados tanto nos campos quanto internamente na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), permitindo verificar possíveis alterações de qualidade ao longo do processo de beneficiamento.
Importância do treinamento
Maria de Fátima comentou sobre a importância do treinamento. “Ele proporciona uma padronização aos analistas, permitindo que todos enxerguem o teste de tetrazólio, que possui subjetividades, da mesma maneira. Assim, durante o treinamento, harmonizamos essa subjetividade, garantindo uma avaliação consistente.”
Além disso, o treinamento proporcionou aos participantes, conhecimento sobre novas metodologias e tecnologias que poderão ser implementadas no LAS, com o intuito de aperfeiçoar ainda mais os padrões de qualidade e garantir a satisfação dos cooperados.
A engenheira agrônoma e supervisora do LAS, Jhennifer Lais Semler, falou como o curso agregou conhecimento, tanto para ela como para a equipe. “A cada nova safra recebemos novos desafios, com novas tecnologias chegando. Esse curso, como forma de reciclagem, foi muito bom para todos nós, pois é sempre importante estarmos nos atualizando e também para conseguirmos, por meio do conhecimento adquirido, agilizar o processo e entregar o resultado das análises o mais rápido possível.”
“Para a cooperativa, investir na capacitação técnica dos colaboradores é fundamental para manter a excelência em seus produtos e fortalecer, ainda mais, sua posição como referência no mercado de sementes de soja”, afirmou o gerente de produção da UBS, Alcione Lorenseti.
Na última terça-feira (26), a Coopertradição concluiu com sucesso o Programa de Formação de Lideranças...
Na última quarta-feira (27), a Coopertradição sediou o treinamento para implementação do novo sistema...
Cooperados e colaboradores da Coopertradição participaram, em Curitiba nesta sexta-feira (29), do Encontro...
A Coopertradição dará início, na primeira semana de dezembro, às suas tradicionais pré-assembleias, um...
A Coopertradição, uma das maiores cooperativas agropecuárias do Paraná, consolida sua trajetória de crescimento...