Coopertradição promove treinamento para lideranças da UBS


08/05/2024


No dia 6 de maio, a Coopertradição concluiu o ciclo de cinco encontros dedicados ao desenvolvimento de líderes, coordenadores e novos líderes, com um foco especial na gestão de pessoas. Realizado na matriz da Cooperativa, o curso teve o objetivo de desenvolver habilidades e competências com este grupo de colaboradores, que atua na Unidade de Beneficiamento de Sementes - UBS, de Pato Branco.

Ministrado por Maristela Steinwandt Prado, coach e diretora da Empresa Desigual Desenvolvimento Humano, o curso destacou a importância da gestão do comportamento para os líderes. Maristela ressaltou que a habilidade fundamental de um líder atualmente é desenvolver a gestão do comportamento, tanto do próprio quanto dos liderados. Ela observou que os líderes enfrentam o desafio de lidar com diversas gerações de liderados, cada uma com diferentes níveis de desenvolvimento, motivação e envolvimento com o trabalho.

O último encontro concentrou-se em preparar os líderes para identificar o nível de desenvolvimento de seus liderados e adaptar seu estilo de liderança a cada situação. Os participantes aprenderam a aplicar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para avaliar, classificar e monitorar a performance dos liderados de acordo com os desafios de cada cargo. Além disso, eles adquiriram técnicas para fornecer feedbacks mais assertivos e construíram um mapa estratégico para desenvolver suas equipes.

Marcelo Augusto Silva Portella, líder de Tratamento de Sementes Industrial (TSI) na UBS, destacou a importância do curso para compreender e adaptar seu estilo de liderança a cada perfil de sua equipe. Ele ressaltou que, sem preparação prévia, aprendeu a lidar com as situações do dia a dia, mas o curso lhe proporcionou uma estrutura para entender e modelar o gerenciamento da sua equipe.

O curso, que totalizou 40 horas de conteúdo, teve como objetivo fornecer ferramentas para tomada de decisão, conhecer o estilo de liderança, formar líderes para alcançar bons resultados e promover um acompanhamento eficaz das equipes, visando uma maior produtividade.


Carlyle Strey, coordenadora do setor de Planejamento e Controle da Produção (PCP) na UBS, destacou que as técnicas aprendidas no curso ajudarão os líderes a compreender melhor o perfil e o potencial dos seus liderados. Ela enfatizou que, ao adaptar seu estilo de liderança às necessidades individuais de cada membro da equipe, é possível melhorar o relacionamento e, consequentemente, aumentar o rendimento.

Ana Luiza de Mattos Perone, analista de gente e gestão, comentou que a expectativa é que os líderes e futuros líderes apliquem o que aprenderam no seu dia a dia e melhorem o relacionamento e a eficiência de suas equipes. Para acompanhar essa evolução,serão realizadas reuniões entre gestores e líderes da UBS, para apresentar e analisar indicadores-chave.

Aprimorar as habilidades dos colaboradores, para que desempenhem suas funções com excelência, é um dos objetivos da Coopertradição, pois uma equipe bem qualificada e integrada aos valores da Cooperativa tem muito mais facilidade para atingir suas metas e, consequentemente, o sucesso coletivo.

Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.