Coopertradição apresenta case da nova indústria de soja no Congresso Nacional de Indústria 4.0


22/05/2024


Convidada para apresentar o projeto da nova Indústria de Óleo e Farelo de Soja, a Coopertradição participou de um evento nacional de Indústria 4.0, promovido em Março, na cidade de Curitiba - PR.

O encontro reuniu líderes de várias indústrias renomadas, como Renault do Brasil, Pepsico, Bunge, entre outros grandes players. Foi realizado pela Enterprise Business Development Information - EBDI, uma companhia que promove eventos para a área industrial entre outros setores, com o intuito de gerar conexões e transformações para o mundo corporativo.

Assim como a tecnologia e a inovação da nova Indústria de Óleo e Farelo de Soja, a Coopertradição foi convidada para o evento devido a conquista do financiamento de R$250 milhões, através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O maior montante já financiado à uma empresa do Paraná e o 14º do Brasil.


A apresentação do case foi feita pelo nosso Gerente de Projetos e Inovação, João Paulo Cardozo Pereira


O Gerente de Projetos e Inovação da Coopertradição, João Paulo Cardozo Pereira foi quem apresentou o case. Ele explicou como foi feita a pesquisa das inovações que serão usadas no complexo industrial. Processo que envolveu análises de viabilidade técnica, econômica e social; compilação dos fornecedores; variação de tecnologias e testes de prototipagens.

Nesta fase, também foram realizadas as buscas pelas linhas de financiamento, específicas para a indústria 4.0 e que incluíssem investimentos em automação, inovação e sustentabilidade, com taxas de juros diferenciadas. O planejamento do projeto levou em torno de um ano, até chegar à fase de análise pelos agentes financeiros.

João Pereira comentou que no evento foram explicadas todas as etapas, desde o levantamento das informações, a escrita do draft, a elaboração da versão final do projeto, a análise pelos agentes financeiros, as entrevistas para a defesa técnica das informações até a aprovação do recurso.

“A nossa palestra foi uma das que mais gerou engajamentos e envolvimentos do público, porque todo mundo quer aplicar a inovação, todo mundo quer aplicar a indústria 4.0, mas a questão é o recurso financeiro”, observou João Paulo Cardozo.

Para viabilizar a captação do financiamento, a Coopertradição criou o Departamento de Inteligência de Financiamentos, liderado pelo diretor executivo da Cooperativa, Fernando Alan Tonus. Neste departamento, também atuam o Gerente de Operação Financeira, Kleber Pontes e o Gerente de Projetos e Inovação, João Paulo Cardozo Pereira.


Andamento das obras

A nova Indústria de Óleo e Farelo de Soja, da Coopertradição, está na fase das obras civis. Em maio chegam os primeiros equipamentos industriais. Além disso, encontra-se em fase final a aquisição da arquitetura de automação industrial 4.0.

Um dos destaques deste novo empreendimento é o compromisso com a sustentabilidade ambiental. Para isso, o complexo terá mais de 20% de área de preservação e reflorestamento, a energia será proveniente de fontes renováveis, bem como a presença de sistemas para a reutilização de água e eliminação de efluentes com zero impacto ambiental.

A participação no Congresso Nacional da Indústria 4.0 evidencia o potencial transformador que o novo empreendimento da Coopertradição terá no desenvolvimento econômico, tecnológico e social de toda a região. Este é um passo significativo que a Cooperativa está dando em direção a um futuro mais próspero e sustentável.

Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.