Instituto Água e Terra e Coopertradição inauguram Centro de Educação Ambiental em Pato Branco


05/06/2024


Na tarde de terça-feira, 04 de junho, a Coopertradição em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado ao Governo do Paraná, inaugurou o Centro de Educação Ambiental, em Pato Branco, iniciativa que faz parte da ação “Apoie um Viveiro”.

A Coopertradição foi a primeira instituição não-governamental do Paraná a aderir a ação “Apoie um Viveiro", na qual revitalizou uma antiga edificação, transformando-a no Centro de Educação Ambiental.



A cerimônia de inauguração contou com autoridades que representaram o Governo do Estado do Paraná, do IAT, do Governo Municipal de Pato Branco e da Coopertradição.


Julinho Tonus, presidente da Coopertradição, destacou o orgulho de ver o projeto se concretizar. "Sempre focamos em projetos sociais e ambientais. Este Centro de Educação Ambiental é uma continuidade do nosso compromisso. A cooperação com o IAT nos permitiu restaurar e revitalizar esta área, tornando-a um recurso valioso para a comunidade e as futuras gerações”, destacou.

A diretora de Governança da Coopertradição, Mareli Linck Neitzke, enfatizou a importância do projeto para os objetivos sociais e ambientais da Cooperativa. "Participar deste projeto é uma extensão natural dos nossos princípios de ação social. Investimos R$350 mil, alocados dentro do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates) da Cooperativa, para proporcionar à sociedade um espaço de aprendizado e conscientização ambiental", relatou.


Em agradecimento à Coopertradição, o Diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto presenteou o presidente da Cooperativa, Julinho Tonus, um quadro que retrata as belezas naturais do Paraná.


A ação “Apoie um Viveiro", faz parte do Programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado, que viu na parceria com as organizações privadas a oportunidade de viabilizar recursos para a aquisição de equipamentos e ferramentas que promovam ações para a conservação ambiental.

Rafael Andreguetto, Diretor do Patrimônio Natural do IAT, que na ocasião esteve representando o Governo do Paraná, elogiou a parceria. "A Coopertradição abraçou o projeto “Apoie um Viveiro” desde o início, e a inauguração deste Centro é um passo crucial para enfrentar as mudanças climáticas e promover a conservação da natureza. A área do Buriti, onde o Centro está localizado, é ecologicamente significativa por abrigar uma das últimas matas remanescentes de Palmeira-Buriti", apontou.

O Centro de Educação Ambiental está localizado na Área de Relevante Interesse Ecológico Buriti, junto ao Viveiro Florestal do IAT, em Pato Branco. Possui uma estrutura de 138 metros quadrados, composta por três banheiros, sendo um adaptado, uma cozinha, um DML, um ambiente para exposições e um auditório com capacidade para 40 pessoas. Além disso, o espaço externo conta com rampa de acesso para garantir a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.


Complementando a cerimônia de inauguração, as autoridades realizaram o plantio de mudas de Palmeira-Buriti, espécie que está em extinção.


Além de Pato Branco, o espaço será usado pelos outros 14 municípios da microrregião de atuação do IAT de Pato Branco, que poderão participar das diversas atividades e programas, como visitas educativas e produção de mudas nativas.

Ivana Ostapiv Rigailo, promotora de justiça do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), da regional de Pato Branco, ressaltou a relevância do novo espaço para a educação ambiental. "Este Centro vai além de Pato Branco, beneficiando toda a região Sudoeste. Ele integra educação ambiental com o desenvolvimento sustentável, formando cidadãos conscientes e comprometidos com a proteção do meio ambiente, um direito fundamental para todos nós e para as futuras gerações", enfatizou.

Com esta inauguração, a Coopertradição e o IAT reforçam seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, demonstrando que parcerias sólidas podem resultar em grandes benefícios para a comunidade e o meio ambiente.


Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.