Coopertradição finaliza ciclo de workshops com as cooperadas


08/07/2024

Junho e julho foram meses de aprendizado e conexão para as cooperadas da Coopertradição


A Coopertradição concluiu na quinta-feira, 4 de junho, o ciclo de workshops voltados para suas cooperadas, realizados em nove de suas 13 unidades. Os encontros, que aconteceram nos meses de junho e julho, tiveram como objetivo discutir o surgimento e a importância do cooperativismo e o papel fundamental da mulher neste contexto.

O ciclo de encontros foi dividido em duas rodadas. A primeira ocorreu de 17 a 20 de junho, nos municípios de Clevelândia, Coronel Vivida, Mangueirinha, Renascença e Palma Sola. A segunda rodada foi realizada de 1 a 4 de julho, abrangendo Mariópolis, Pato Branco, Vitorino, Palmas e Candói.


Cooperadas de Pato Branco e Vitorino durante o workshop realizado no dia 2 de julho


Dinâmicas e reflexões

Os workshops, conduzidos pela instrutora Vera Regina de Paula e Silva, incluíram diversas dinâmicas e momentos de reflexão sobre emoções, bem-estar, autocuidado e propósitos de vida. “Foi uma trajetória linda. Mulher é um ser humano especial. Onde existe a força da mulher, a energia é diferente. E o cooperativismo é bacana porque ele é inclusivo desde a primeira cooperativa. Desde o início da primeira cooperativa no mundo já havia uma mulher presente e as mulheres da Coopertradição, o que eu pude ver, são mulheres fortes, presentes, participativas e que têm uma visão de futuro muito bacana”, afirmou Vera.


Cooperadas de Palmas também participaram do workshop


Organização e impacto

A organização dos encontros ficou a cargo da coordenadora de OQS da Coopertradição, Eliane Pessini Negri. Ela destacou a importância desses eventos para as cooperadas. “O intuito foi levar um pouco do cooperativismo para as nossas cooperadas utilizando muitas dinâmicas, atividades em grupo, criando conexões, fazendo com que elas se conheçam, se desenvolvam, compartilhando informações e assim conseguindo levar essas informações, essas vivências e essas experiências também para dentro de casa, para dentro da propriedade, inclusive”, disse Eliane.


Em Mariópolis, mais de 40 cooperadas participaram do encontro


As rodadas do workshop reuniram mais de 200 mulheres. Bianca Bonetti Renosto, cooperada de Mariópolis, elogiou o evento: “Eu achei um tema muito específico, muito bom. Um assunto que envolvia a respeito da cooperativa e a saúde emocional das mulheres, o que acho que tem tudo a ver: amizade, o apoio e a segurança que a cooperativa passa nos traz uma segurança emocional também. Então, eu acho que foi um tema muito bom,” relatou.

Sirlei Giacomin, cooperada de Vitorino, participou do encontro e destacou a relevância da iniciativa para as mulheres. “É bom estar nas palestras da Coopertradição, pois sempre traz conhecimento para nós, produtoras rurais e cooperadas. É um momento também para estarmos próximas uma da outra, falando do agronegócio, da produção rural e como somos mulheres, refletir sobre a nossa participação. Então, foi um evento bacana, com muitas dinâmicas”, contou.


Último encontro do Workshop foi com as cooperadas de Condói


Outra cooperada que compartilhou sua experiência sobre o workshop foi a Cassiane Polo Vidor, de Pato Branco. “Nós, enquanto cooperadas, temos muito a agradecer à Coopertradição por nos oportunizar esses momentos importantes. A instrutora, a professora Vera, foi muito didática e conduziu várias dinâmicas com a gente, tornando a atividade bem descontraída e agradável”, contou.

Os workshops, organizados pela Coopertradição, não apenas proporcionaram aprendizado e crescimento pessoal, como fortaleceram os laços entre as cooperadas e reafirmaram o compromisso da Cooperativa em incentivar e valorizar a participação das mulheres no cooperativismo.


Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.