Coopertradição adota big bags retornáveis em projeto inovador de sustentabilidade


10/07/2024


No dia 4 de julho, a Coopertradição deu um novo passo em direção ao desenvolvimento sustentável, com a adoção de big bags retornáveis. A iniciativa, pioneira no setor, tem como finalidade reduzir o impacto ambiental do uso dos big bags tradicionais, feitos a partir de resina de polipropileno.

Os big bags retornáveis são produzidos pela empresa catarinense Packem, a partir de uma tecnologia inovadora no mercado que utiliza R-PET ou PET reciclado.

O gestor do setor Jurídico e responsável pelo programa de compliance da Coopertradição, Fernando Neitzke Júnior, informou que com o uso dos big bags retornáveis, a Coopertradição adotará o sistema de logística reversa, ou seja, após o uso, o produtor devolverá o big bag para a Cooperativa, que fará a sua reutilização.

"Com a adoção dos big bags retornáveis, estamos demonstrando nosso compromisso com a proteção do meio ambiente e com a construção de um futuro mais sustentável para a agricultura”, destacou Fernando.

A parceria entre a Coopertradição e a Packem representa um modelo inovador de economia circular que, impactará não só o meio ambiente, mas também a sociedade.

O gerente comercial da Packem, Guilherme Nascimento, explicou que as garrafas pets utilizadas na produção dos big bags vem de cooperativas de catadores. Esta é uma maneira de incentivar a transformação do que era lixo em um material nobre, capaz de gerar renda para muitas famílias.


Entrega do primeiro lote dos big bags foi na quinta-feira, 4 de julho, pela equipe comercial da Packem.


“Mil quilos referenciados de material reciclável podem contribuir com a renda de até três famílias”, compartilhou Guilherme, que relatou que para a produção de uma big bag, utilizada pela Coopertradição, por exemplo, são necessárias aproximadamente 240 garrafas, de 500ml.

“É um volume bem considerável. Imaginar isso no volume industrial que a Coopertradição trabalha, são toneladas de plástico reutilizados”, ressaltou Guilherme.

Atualmente, a Coopertradição utiliza cerca de 35 mil bags do modelo tradicional, por ano.


Vantagens da big bag retornável

O Gerente de Operações da Unidade de Beneficiamento de Sementes - UBS, da Cooperativa, Alcione Lorenset, comentou que o big bag, feito a partir das garrafas pets, apresenta melhor qualidade e resistência comparado ao de polipropileno. Além de outras voltagens como: melhor capacidade de alongamento no empilhamento e resistência à abrasão, o que garante maior durabilidade durante o transporte e exposição às intempéries. Sem contar, que as embalagens têm garantia de seis meses.

Programa CertiSeed

O uso dos big bags retornáveis é parte de uma iniciativa maior da Coopertradição: o CertiSeed. Um Programa que está em fase piloto e foi desenvolvido para incentivar os cooperados a adotarem práticas sustentáveis nas suas propriedades.


Os big bags retornáveis são feitos a partir de uma tecnologia inovadora no mercado, que utiliza R-PET ou PET reciclado


Segundo Fernando, o CertiSeed abrange as propriedades rurais certificadas por boas práticas agrícolas, incluindo práticas de cultivo e colheita; o transporte da safra em caminhões com selo Despoluir, que atesta que o veículo está de acordo com a legislação ambiental e emite baixos níveis de CO2; empilhadeiras elétricas e o armazenamento em big bags reciclados e recicláveis.

No momento, apenas alguns cooperados estão participando do Programa CertiSeed, pois era necessário aguardar o início do uso dos big bags retornáveis e aplicação da logística reversa, que é a fase atual do Programa.

“Uma vez que completemos o primeiro ciclo do Programa de forma perfeita, vamos entender que ele é plenamente executável, podendo assim, ampliar o número de cooperados participantes”, mencionou Fernando.

A iniciativa da Coopertradição e da Packem demonstra que é possível conciliar agronegócio e sustentabilidade. As duas instituições servem como exemplo para outras cooperativas e empresas do setor agrícola que buscam reduzir seu impacto ambiental e contribuir para um futuro mais sustentável.

Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.