Um grupo de 18 jovens cooperados da Coopertradição participaram, no dia 22 de agosto, de uma visita técnica à C.Vale, uma das maiores cooperativas do Brasil, localizada em Palotina, Paraná. O intercâmbio faz parte de um programa de cooperação entre cooperativas que busca apresentar novas realidades e experiências aos jovens, oferecendo a eles uma visão ampliada das diversas possibilidades dentro do cooperativismo.
Eliane Negri, coordenadora da OQS da Coopertradição, destacou que essa troca de experiências tem o objetivo de apresentar aos jovens a realidade das outras cooperativas. “Escolhemos a C.Vale por ser uma referência em iniciativas voltadas para os jovens", informou Eliane.
Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer diversas instalações da C.Vale, incluindo os frigoríficos de aves e de peixes, a fachada da esmagadora de soja, o hipermercado, bem como, as iniciativas voltadas para a juventude cooperada. "Foi um aprendizado significativo. Muitos jovens tiveram contato pela primeira vez com a estrutura industrial, o que foi uma novidade e uma experiência diferente", completou Eliane.
A comitiva da Coopertradição foi recepcionada pela assessora de cooperativismo da C.Vale, Mirna Cristina Klein Furio, que ressaltou a importância dessa intercooperação entre as cooperativas.
A experiência dos jovens cooperados Coopertradição
A jovem cooperada, Denise Maiqueli Regner, da Unidade de Palma Sola, aprovou a experiência de conhecer a C.Vale e ressaltou a importância da visita frente à atuação dos jovens nas propriedades rurais.
"Achei legal a proposta dessa visita, que visou nos preparar para atuar de forma mais eficiente nas atividades produtivas e na gestão das empresas rurais. Além disso, nos apresentou alternativas para diversificar a produção agropecuária e melhorar a renda das famílias", comentou.
Denise também ficou impressionada com a grandiosidade da C.Vale. "Eu sabia que era uma cooperativa grande, mas não tinha noção que envolvia tantas áreas, como a produção de alevinos, avicultura e suinocultura", disse. Entre os aspectos que mais chamaram sua atenção, destacou o sistema de rastreabilidade da produção, que acompanha todo o processo, desde a qualidade das sementes até a produção de ração e carne.
Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer diversas instalações da C.Vale, incluindo os frigoríficos de aves e de peixes, a fachada da esmagadora de soja e o hipermercado
João Leonardo Faveri, da Unidade de Pato Branco, também participou da visita e compartilhou suas impressões. "Achei a visita muito interessante, foi uma ótima experiência. É sempre bom conhecer coisas novas. Sabia que a C.Vale era uma das maiores cooperativas do país, mas não tinha noção da dimensão das suas instalações e do número de pessoas envolvidas", relatou João. Para ele, a iniciativa da Coopertradição em levar os jovens para conhecer outras cooperativas é essencial para ampliar horizontes e adquirir novos conhecimentos.
O papel da C.Vale na intercooperação
A comitiva da Coopertradição foi recepcionada pela assessora de cooperativismo da C.Vale, Mirna Cristina Klein Furio, que ressaltou a importância dessa intercooperação entre as cooperativas. "Essa troca de ideias entre os programas é muito rica, pois o objetivo das cooperativas é o mesmo: manter os jovens na propriedade rural para que eles possam dar continuidade às atividades de seus pais e, no futuro, contribuir seja como colaboradores da cooperativa ou nos conselhos", afirmou Mirna.
Conhecer a C.Vale foi uma iniciativa que faz parte do programa de intercâmbio entre cooperativas e que busca apresentar novas realidades e experiências aos jovens cooperados.
A visita dos jovens da Coopertradição à C.Vale proporcionou um intercâmbio de experiências valiosas, fortalecendo o comprometimento e o interesse de ambas as cooperativas com o futuro do cooperativismo. Ao conhecerem novas realidades e práticas, os jovens cooperados retornam às suas comunidades mais preparados para enfrentar os desafios da gestão rural e garantir a sustentabilidade de suas atividades.
O segundo e último dia da 7ª edição do Tradição em Campo – Dia de Campo de Inverno 2025, promovido pela...
O primeiro dia da 7ª edição do Tradição em Campo, Dia de Campo de Inverno, chegou ao fim com muito aprendizado,...
A Cooperativa Agroindustrial Tradição participou da primeira edição da Expo Palma Sola, realizada em...
A Cooperativa Agroindustrial Tradição conquistou em 2025 a 6ª colocação no Prêmio Empresa Inovadora,...
Ata RECAAnúncio de Início - 1ª EmissãoTermo de EmissãoAnúncio de Encerramento - 1ª Emissão