A Coopertradição deu mais um passo importante em direção à igualdade de gênero e ao fortalecimento do cooperativismo. Na última terça-feira (27), a Cooperativa iniciou o Programa de Formação de Lideranças Femininas e Cooperativistas, uma iniciativa que visa desenvolver as habilidades de liderança e gestão de suas cooperadas.
O Programa, idealizado pelo setor de OQS, surgiu da necessidade de oferecer ferramentas e conhecimento para que as mulheres possam participar de forma mais ativa na gestão da cooperativa e de suas propriedades. As atividades foram pensadas com base nas demandas e sugestões das próprias cooperadas, garantindo assim uma formação personalizada e relevante.
O Programa de Formação de Lideranças Femininas e Cooperativistas é uma iniciativa que visa desenvolver as habilidades de liderança e gestão de suas cooperadas.
"Acreditamos no potencial das mulheres e queremos que elas ocupem cada vez mais espaço na Cooperativa. Com esse Programa, estamos investindo no desenvolvimento pessoal e profissional das nossas cooperadas, fortalecendo a participação feminina na gestão e promovendo um ambiente mais colaborativo e inclusivo", afirma Eliane Negri, coordenadora da OQS.
O Programa é composto por cinco módulos, que abordarão temas como comunicação e liderança; cooperativismo e negociação; orçamento e patrimônio; criatividade e inovação; projeto e legado.
O primeiro encontro, no dia 27 de agosto, foi sobre comunicação e liderança. Quem ministrou foi a instrutora Marcela Fabrício, que falou sobre as habilidades e comportamentos de liderança que proporcionam uma gestão mais aguçada, com movimentos de cooperação mais intensos e recursos de compreensão estabelecidos através de técnicas baseadas na neurociência, na psicologia aplicada à história e na própria comunicação.
Neste primeiro módulo, as cooperadas aprenderam sobre comunicação e liderança, com a instrutora Marcela Fabricio.
“É muito importante compreender, trazer para as mulheres, para estas líderes a habilidade e o despertar da auto-liderança. Para isso, é fundamental reconhecer os potenciais que elas possuem, para que através disso elas possam compreender quais são os padrões cerebrais das outras pessoas e então desenvolver uma boa gestão, liderança do seu time, dos seus projetos, das pessoas com as quais se relaciona”, destacou Marcela.
As participantes deste primeiro módulo demonstraram grande entusiasmo e satisfação com a iniciativa. Andressa Gehlen da Fonseca, cooperada da unidade de Coronel Vivida, por exemplo, destacou a relevância do Programa para o seu desenvolvimento pessoal e profissional: "Este workshop foi uma oportunidade única de aprender sobre relacionamentos e comunicação, habilidades que podem ser aplicadas, tanto na vida pessoal quanto profissional. Entender que cada pessoa é única e que a comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer relacionamento, este foi um grande aprendizado”, apontou.
As participantes deste primeiro módulo demonstraram grande entusiasmo e satisfação com a iniciativa.
Com a continuidade e o aprofundamento das atividades propostas, o Programa de Formação de Lideranças Femininas e Cooperativistas terá o potencial de gerar um impacto duradouro, capacitando as cooperadas para se tornarem líderes eficazes e influentes, não apenas na cooperativa, mas também em suas propriedades e sociedade em que estão inseridas.
A Coopertradição, em parceria com o Rotary Club, teve um papel fundamental na 13ª edição da Expoflor...
A Coopertradição, uma das principais cooperativas agroindustriais da região Sudoeste, está dando um passo...
A comunicação, independente de qual seja a sua forma, está presente na vida de todas as pessoas e desempenha...
Nos dias 27 e 28 de agosto, a Coopertradição promoveu um treinamento para dar início à implantação da...
Um grupo de 18 jovens cooperados da Coopertradição participaram, no dia 22 de agosto, de uma visita técnica...