Taxa de armazenagem: saiba por que ela é importante


27/04/2018


O principal objetivo do armazenamento é manter a qualidade do produto entregue pelo nosso cooperado. Esta prática requer muitos cuidados, entre eles a recepção dos grãos e sua correta secagem e limpeza, para que estejam sempre em excelentes condições e possam ser comercializados a qualquer momento. Além disto, custos como manutenção dos silos, mão-de-obra, lenha, energia elétrica, entre outros, também contribuem para que a cobrança da armazenagem seja repassada àquele cooperado que não deseja comercializar sua produção ano a ano.

"Por se tratar de uma cooperativa, também não seria justo que o cooperado que comercializa sua produção anualmente divida os custos de armazenagem com o cooperado que tem seu grão estocado no armazém por mais de três anos, por exemplo", comenta Alberto Santin (Lila), Diretor de Grãos e Finanças da Coopertradição.

Outro fator relevante diz respeito às perdas que poderão ocorrer durante a permanência do produto no armazém. Ainda segundo Lila, "a taxa de armazenagem faz-se necessária, também, devido à quebra técnica observada ao final de cada ano".

Desta forma, a iniciativa da Coopertradição em cobrar pela armazenagem é importante para continuar garantindo a qualidade original do grão entregue para quando o produtor julgar conveniente comercializá-lo.

Esta política passa a valer a partir de 01/05/2018 referente às Safras 2017 e anteriores.

É importante lembrar que a soja colhida e entregue à cooperativa neste ano de 2018 poderá ser armazenada sem cobrança até 30/11/2018.





Coopertradição - 20 anos
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.