Nos dias 09 e 10 de setembro, as filiais de Clevelândia e Palma Sola receberam a primeira etapa do curso de Gestão Financeira na Propriedade, conduzido por professor Pedro Salanek Filho. Com a proposta de capacitar os produtores rurais sobre a importância de uma gestão financeira adequada, com foco em estratégias que podem transformar a forma como os cooperados participantes administram suas propriedades.
O palestrante destacou a relevância do curso em um contexto onde a gestão de custos se tornou uma preocupação central para os produtores. "Eu gosto muito de trabalhar com o produtor rural. De uma forma geral, ele é sempre muito receptivo às novas técnicas e sugestões. Identifiquei, especialmente nos últimos anos, que a gestão de custos nas propriedades rurais precisa de atenção. Após a pandemia, essa necessidade ficou ainda mais evidente", afirmou Salanek. Ele enfatizou a importância do controle financeiro, da anotação detalhada e de como essas práticas podem auxiliar os produtores na tomada de decisões.
Os participantes do curso aprenderam sobre formação de pensamento financeiro, conceitos financeiros para gestão de propriedades, gestão de custos e geração de resultados, controles e demonstrativos financeiros e introdução para o uso de DRE e fluxo de caixa. Aspectos importantes para a saúde financeira das propriedades rurais.
O cooperado Rogério Calgaro também compartilhou sua visão sobre a importância da iniciativa. "Sentia falta disso, então acho muito bom que a cooperativa comece a trabalhar na gestão para as próximas gerações que vão assumir esse compromisso. Hoje, quem assume a gestão financeira na minha propriedade é meu pai, mas estou entrando nesse ramo. Essa palestra foi fundamental nesse início de plantio, pois estamos começando a organizar os custos. Até a segunda parte da palestra, teremos tempo para aplicar o que aprendemos", comentou Calgaro.
Outro cooperado, Ricardo Schaeffer, ressaltou o apoio que a cooperativa oferece aos produtores. "A gente se sente amparado, porque, independente do assunto ou tecnologia em que temos dificuldade, sabemos que sempre haverá um especialista na cooperativa pronto para nos ajudar a buscar conhecimento e melhorar", disse Schaeffer.
A segunda etapa do curso está programada para março de 2025, prometendo aprofundar ainda mais os conhecimentos adquiridos. Com um feedback positivo e a promessa de um futuro mais estruturado para a gestão financeira rural, os participantes aguardam ansiosos para dar continuidade ao aprendizado.
No último dia 20 de setembro, a Coopertradição promoveu uma grande comemoração em homenagem ao Dia da...
Nos dias 25 e 26 de setembro, o Centro de Tecnologia e Inovação Coopertradição (CTIC) recebeu 6ª edição...
O segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças Femininas Cooperativistas, promovido pela Coopertradição,...
No último dia 5, o Clube Recreativo Nonohayense, de Nonoai/RS, recebeu o tradicional Evento de Casais...
O 13º Grupamento de Bombeiros de Pato Branco inaugurou seu novo muro de escalada, uma instalação que...