Segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças Femininas Cooperativistas


30/09/2024


O segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças Femininas Cooperativistas, promovido pela Coopertradição, tratou de Cooperativismo e inovação e trouxe à tona a importância do desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão entre as cooperadas. A iniciativa, idealizada pelo setor de OQS, tem como objetivo oferecer ferramentas e conhecimentos que possibilitem às mulheres uma participação mais ativa na gestão da cooperativa e de suas propriedades.

As atividades do programa foram elaboradas com base nas demandas e sugestões das próprias cooperadas, garantindo uma formação personalizada ao desejo delas. Durante o encontro, foram abordados temas como a importância do cooperativismo para as mulheres, as diferenças entre empresas mercantis e cooperativas, e o impacto positivo que a participação ativa pode ter nos resultados das organizações.

O palestrante, Professor Zeca Simões, que acompanhou as cooperadas durante o encontro, destacou a relevância do trabalho voltado para as mulheres no cooperativismo. "Principalmente hoje, pelo nível de assertividade que estamos observando nessas mulheres, a participação delas no mercado de trabalho é fundamental. Existe uma ideia cultural de que o cooperativismo é algo voltado para os homens, mas, na verdade, as mulheres também são ativas na geração de renda e no desenvolvimento", afirmou. Ele ressaltou que as mulheres não são mais coadjuvantes; agora, elas podem e devem ser protagonistas.

Elisângela Rufato, cooperada da Unidade de Renascença, compartilhou sua experiência com o programa. "O curso é ótimo. Hoje estamos no segundo encontro, o primeiro foi no mês passado e falamos sobre comunicação. Hoje, tivemos aula sobre cooperativismo e negociação, que foi excelente. Aprendemos sobre o papel da cooperativa e dos cooperados, além dos direitos e deveres de cada um. Estou bem ansiosa, pois ainda temos mais três encontros pela frente e acredito que será muito interessante", declarou Elisângela.


Com uma abordagem que valoriza a experiência e as necessidades das cooperadas, o Programa de Formação de Lideranças Femininas Cooperativistas está criando um espaço de aprendizado e crescimento, preparando as mulheres para assumir papéis de liderança e influenciar positivamente dentro de suas propriedades e da cooperativa.

BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.