Imersão de Cooperativismo Mulheres Tradição: Uma viagem de aprendizado e conexões


09/10/2024


Nos dias 20 e 21 de setembro, 30 mulheres, entre cooperadas e colaboradoras da Coopertradição, participaram da Imersão ao Cooperativismo Mulheres Tradição, uma experiência que teve como roteiro a visita a Colônia de Witmarsum, Curitiba, Paranaguá e Morretes. O objetivo da imersão foi promover o conhecimento sobre cooperativismo, fortalecer laços e conhecer um pouco mais sobre a história do Estado do Paraná.

A imersão começou com uma visita ao Museu da Colônia em Witmarsum, onde as participantes puderam conhecer a história dos fundadores e sua chegada ao Brasil. O ambiente repleto de memória e cultura foi uma introdução perfeita para o restante da viagem.

Na sequência, as mulheres visitaram a OCEPAR em Curitiba, onde foram recebidas pelo presidente José Roberto Ricken e pelos superintendentes Robson Mafioletti, do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, e Leonardo Boesche, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR). O encontro foi uma oportunidade para dialogar sobre o futuro do cooperativismo no estado. Para encerrar o dia, todas desfrutaram de um jantar no tradicional restaurante Madalosso, onde puderam trocar experiências e fortalecer laços de amizade.


Dilvania Tortelli Frizon, cooperada de Coronel Vivida, ressaltou a importância do evento: "Foi uma viagem inesquecível. Tudo foi cuidadosamente organizado com muito carinho pela nossa querida cooperativa. Mais do que uma simples viagem, esse foi um momento de crescimento, aprendizado e celebração das amizades que nascem dentro de nossa cooperativa. Saio dessa experiência com o coração cheio de gratidão por fazer parte de uma cooperativa que sempre coloca seus associados em primeiro lugar, pensando no bem-estar e no desenvolvimento de todos."

No segundo dia, as participantes foram a Paranaguá, onde realizaram uma visita ao porto. Em um passeio de barco, puderam admirar a natureza exuberante da região e a grandiosidade do transporte marítimo. Em seguida, a viagem continuou com um passeio de trem de Morretes a Curitiba.

Rozane Reisdoerfer, cooperada de Clevelândia, expressou: "Aproveitamos cada momento, cada lugar onde estivemos. Parabéns à equipe da Coopertradição pelo suporte que nos foi dado com tamanha competência e organização. Viajar é uma grande oportunidade para colecionar memórias, fazer amigos, estreitar laços e adquirir conhecimentos. Esse momento ficará para sempre em nossas lembranças."

Márcia Regina Albani Zanella, cooperada de Mariópolis, também se emocionou: "A nossa viagem de imersão cooperativismo foi maravilhosa. Conhecer Morretes pessoalmente foi incrível, uma cidade histórica que nos transporta ao passado. Na gastronomia, saboreamos o barreado, um prato típico da região, simples, mas com um sabor único. A subida de trem nos remete a um passado cheio de história, como a construção da Estrada de Ferro no meio da montanha e da Mata Atlântica há mais de cem anos. Simplesmente fantástico.”

A Imersão de Cooperativismo Mulheres Tradição foi uma experiência transformadora para as cooperadas e colaboradoras, pela aprendizagem sobre o cooperativismo, a construção de laços de amizade e os momentos mais que especiais em cada lugar que passaram.


BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.