No dia 10 de outubro, a Coopertradição recebeu 30 acadêmicos e professores do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa/RS. A visita proporcionou a oportunidade de conhecer a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da cooperativa, além conhecer onde será a Nova Indústria de Óleo e Farelo de Soja.
Alcione Lorenset, gerente operacional da UBS, destacou a importância da visita: “É fundamental para a cooperativa compartilhar o conhecimento e as tecnologias que desenvolvemos, contribuindo para o avanço do agronegócio no Brasil.”
Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo da UBS, desde a implantação dos campos de sementes até os processos de secagem, armazenamento e beneficiamento. O conhecimento agregado sobre esses processos contribuirá significativamente para a formação de cada um deles.
Adriano Wagner, professor da Escola de Gestão e Negócios, elogiou a experiência:
“A visita à Coopertradição foi fantástica. Interagimos com pessoas que possuem grande conhecimento sobre cooperativismo e as atividades da cooperativa, especialmente em relação aos processos e tecnologias envolvidos na produção de sementes de soja. Fomos recebidos com muito entusiasmo e carinho, o que tornou esses momentos muito especiais. Escolhemos a Coopertradição por ser uma referência na sua área de atuação, com uma trajetória empreendedora que fortalece o sistema cooperativista e impacta positivamente a vida dos cooperados e da sociedade de Pato Branco e região.”
A acadêmica Patrícia Barcarolo, do curso de Administração, compartilhou suas impressões: “Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi o sistema participativo da cooperativa, onde os cooperados têm acesso a tudo, desde as sementes para a produção até a compra de insumos e a venda do que foi produzido. Outro aspecto importante foi a visão de expansão da cooperativa, que projeta novas construções e atividades, focando em trazer mais qualidade e rentabilidade para os cooperados.”
Ricardo Emílio Zimmermann, acadêmico do MBA em Criatividade, Inovação e Inteligência nos Negócios, também comentou sobre a importância das visitas técnicas: “Essas experiências complementam muito a sala de aula. Percebemos que sempre há processos bem definidos, muito trabalho e a necessidade de ter as pessoas certas para que a empresa prospere. É a prova de que, com metas e objetivos bem traçados, um planejamento estratégico e melhoria contínua, os melhores resultados são alcançados.”
A experiência oferecida pela Coopertradição aprimorou o conhecimento dos futuros profissionais do Instituto Farroupilha, mostrando que a união e o trabalho colaborativo podem trazer benefícios significativos tanto para os cooperados quanto para a sociedade. Essa interação é fundamental para formar profissionais conscientes e preparados para os desafios do mercado, sempre com a visão de um futuro mais próspero e sustentável.
A Tradição Sementes, referência nacional na produção de sementes de alto padrão, recebeu um importante...
Nos dias 12 e 13 de março, a Cooperativa Agroindustrial Tradição realizou um workshop com o comunicador...
No dia 12 de março, a Cooperativa Agroindustrial Tradição deu início ao pagamento dos retornos do exercício...
A Cooperativa de Transportes Bom Retiro (Transcooper) realizou, no dia 10 de março, sua Assembleia Geral...
No dia 28 de fevereiro, a Cooperativa Agroindustrial Tradição realizou uma palestra sobre Assédio Moral...