Coopertradição realiza pré-assembleias com foco no crescimento


11/12/2024


Entre os dias 3 a 10 de dezembro, a Coopertradição promoveu pré-assembleias em nove municípios do Paraná, na cidade de Palma Sola, em Santa Catarina e na cidade de Nonoai, no Rio Grande do Sul, consolidando seu compromisso com a transparência, a valorização do cooperado e o fortalecimento do cooperativismo. Durante os encontros, a diretoria apresentou os resultados preliminares de 2024, além da previsão de investimentos para cada unidade e metas para o próximo ano. Ao todo, mais de 450 cooperados e cooperadas participaram das reuniões.

Os dados apresentados nos encontros serão confirmados na Assembleia Geral Ordinária, marcada para o dia 12 de fevereiro de 2025, a partir de 19h, no Clube Pinheiros, em Pato Branco

Com uma gestão participativa e próxima dos cooperados, as reuniões destacaram os investimentos realizados, como a modernização completa do moinho de trigo em Itapejara D’Oeste, e o andamento das obras do Complexo Agroindustrial, cuja primeira fase será concluída em janeiro de 2025, com capacidade de armazenagem de 95 mil toneladas de soja. A segunda fase está prevista para março de 2026. Outro destaque apresentado pelo diretor administrativo, Fernando Alan Tonus foi a abertura da primeira Loja do Agricultor em Pato Branco, que visa atender de forma abrangente às demandas dos cooperados por insumos, ração, peças, acessórios, máquinas e implementos agrícolas. “Estamos cada vez mais focados em atender as demandas dos cooperados e cooperadas, por isso vamos abrir essa loja que será conhecida como um shopping agropecuário devido a ampla variedade de produtos e serviços disponíveis”, complementa o diretor.O cooperado Ari Antonio Reisdoerfer, da unidade de Clevelândia, ressaltou a clareza da prestação de contas realizada pela cooperativa. “É uma prestação de contas simples, que nós, agricultores, temos facilidade de entender. Isso nos dá segurança para trabalhar com a Coopertradição e é motivo de alegria para todos nós”, comentou.

Outro momento marcante foi a apresentação da nova identidade visual da cooperativa, que, a partir de 2025, passa a ser adotada - Tradição – Cooperativa Agroindustrial Tradição. De acordo com Fernando Alan Tonus, diretor administrativo, a mudança, além de promover uma atualização da marca, reflete o alinhamento com o mercado atual, cada vez mais digital e dinâmico e também o crescimento e a importância das atividades industriais, que já representam 60% do faturamento da cooperativa.

Crescimento sustentável e benefícios diretos ao cooperado

O programa de fidelização Prosperar foi um dos pontos mais elogiados pelos cooperados. Alisson Deliberalli, da unidade de Renascença, destacou a eficiência da assistência técnica oferecida pela cooperativa. “Nossa família é fidelizada e sempre recebemos o suporte necessário. A assistência técnica é ágil e garante que a produtividade seja a esperada”, afirmou.

A diretoria da Coopertradição revelou que para 2024, está previsto o retorno de mais de R$ 14,2 milhões aos cooperados fidelizados. “O Prosperar é uma grande valorização. No final do ano, recebemos um bônus extra, como um 13º salário para os agricultores, que movimenta a economia como um todo”, ressaltou Elias Koslinski, cooperado de Pato Branco, que faz parte do quadro associativo desde a fundação da cooperativa.

Seguros Coopertradição

Um novo serviço avaliado positivamente pelos cooperados foi a oferta de seguros pela Coopertradição. “Disponibilizamos seguros rurais, de lavouras, transporte, veículos, vida, viagens, entre outros, com condições competitivas e voltadas às necessidades do cooperado”, explicou Kleber Pontes, diretor de Performance.

Valorização da mulher no cooperativismo

A inclusão das mulheres nas decisões foi outro destaque. Ivete Viniarski, cooperada da unidade de Clevelândia, destacou o protagonismo feminino na Coopertradição. “Hoje, as mulheres têm voz, são ouvidas e fazem parte de programas exclusivos que reforçam nossa importância”, afirmou. Cleide Tomassoni Olivo, cooperada da unidade de Candói, acrescentou. “Aqui, somos enxergadas como parte fundamental da cooperativa, com atendimento diferenciado e oportunidades específicas. Hoje participamos ativamente das decisões”, enfatiza.

Cooperativa de Crédito Tradição (Crediti)

Uma outra novidade anunciada pela diretoria foi a criação da Cooperativa de Crédito Tradição (Crediti), prevista para o segundo semestre de 2025. A cooperativa atenderá, inicialmente, cooperados, seus familiares e colaboradores, oferecendo serviços bancários como contas correntes, cartões de crédito, empréstimos e aplicações financeiras. “As agências terão abertas dentro das unidades da cooperativa, terão horários diferenciados para atender às demandas de nossos cooperados e colaboradores com agilidade e eficiência”, ressaltou Fernando Tonus.

As pré-assembleias aproximam as atividades e resultados da cooperativa perante seus cooperados e promovem uma gestão eficiente, inovadora, cooperativa e sustentável para todos.

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