Safra de feijão começa a abastecer os armazéns da Cooperativa Tradição


02/01/2025


As Unidades de Grãos da Cooperativa Tradição já começaram a receber a colheita de feijão da safra 2024/2025. De acordo com o gerente Comercial de Commodities, Almir Rodrigo Sauthier, esta safra traz resultados promissores, com aumento significativo na área plantada pelos cooperados e uma previsão de crescimento entre 10% a 15% na produtividade em relação ao ciclo anterior. O aumento da área plantada pode elevar a produção total em até três vezes, consolidando uma safra histórica para a cooperativa. “Estamos muito otimistas. O clima está colaborando, as lavouras estão bonitas e o trabalho técnico realizado no campo tem contribuído para essa perspectiva positiva. Isso nos dá confiança em uma excelente safra”, destaca Sauthier.

Recebimento e Logística

As primeiras cargas de feijão começaram a chegar aos armazéns há cerca de uma semana. Cerca de 90% da produção entregue pelos cooperados é de feijão preto, enquanto o restante corresponde ao feijão carioca (de cores). As unidades de Pato Branco e Mangueirinha estão preparadas para o beneficiamento, enquanto as de Mariópolis e Nonoai-RS operam no transbordo da produção.

Por questões logísticas, a unidade de Mangueirinha não está recebendo feijão de cores nesta safra, uma vez que a estrutura precisa estar preparada para o armazenamento da soja e do milho, cuja colheita se inicia em breve. “Adotamos uma estratégia para atender com eficiência tanto o feijão quanto as culturas de verão. A partir da safrinha, que começa em maio, outras unidades serão abertas para facilitar o recebimento”, explica Sauthier.

Desafios e Precauções

Embora a safra de 2024 tenha enfrentado alguns desafios climáticos, especialmente em determinadas regiões, a atual safra de feijão apresenta perspectivas muito melhores. “Estamos vendo lavouras excelentes não só de feijão, mas também de soja e milho. No caso do trigo, houve algumas dificuldades, mas, no geral, o cenário é bastante favorável”, avalia Sauthier.

Porém, ele reforça que os agricultores precisam ter cautela em relação à precificação. “O mercado está com uma oferta muito grande, com recordes de produtividade nos Estados Unidos e na América do Sul, que são grandes fornecedores. Apesar disso, o momento é positivo, com boa produtividade e preços atrativos. É essencial que o produtor faça cálculos precisos para tomar decisões estratégicas”, alerta o gerente.

Com uma safra promissora e estratégias bem planejadas, a Cooperativa Tradição fortalece sua atuação junto aos cooperados oferecendo suporte técnico, logístico e comercial para garantir o sucesso em mais um ciclo agrícola.
BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Razão Social Cooperativa Agroindustrial Tradição - CNPJ: 05.528.196/0001-05
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.