Evento Mulheres Tradição destaca protagonismo feminino no cooperativismo


31/03/2025


No dia 27 de março, a Cooperativa Agroindustrial Tradição promoveu um evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, reunindo 390 mulheres no Centro de Eventos Gabbana Jardins, em Pato Branco. A iniciativa teve como propósito fortalecer o elo entre a cooperativa, cooperadas e colaboradoras, além de proporcionar um espaço de diálogo sobre temas relevantes para o universo feminino.

A diretora de Governança da Cooperativa Tradição, Mareli Linck Neitzke, deu as boas-vindas às participantes e destacou a importância da presença ativa das mulheres nas propriedades rurais e no cooperativismo. “É uma honra estar aqui junto com vocês. A cooperativa trabalha para vocês e tudo o que vocês estão vendo aqui é de vocês”, afirmou Mareli, evidenciando o compromisso da cooperativa em valorizar a presença da mulher.

A cooperada Maria Inês Baldissera Três, de Palma Sola, destacou o tema das palestras e as atividades realizadas durante todo o dia. “Foi tudo muito lindo, perfeito, a gente vai para casa muito feliz”, salienta.


Mesa Redonda Inspiradora

Um dos pontos alto do evento foi uma mesa redonda composta por mulheres com trajetórias inspiradoras. Fizeram parte deste momento a diretora de governança da cooperativa, Mareli Linck Neitzke, a médica ginecologista Raquel Gabbaldo, a coordenadora da Indústria de Clevelândia da Tradição, Jociane Fabris, a cooperada Leunira Tesser, a delegada chefe da Delegacia da Mulher de Pato Branco, Dra. Keila Maffioletti

Cada uma compartilhou suas vivências e desafios em áreas predominantemente masculinas, mostrando que o protagonismo feminino é fundamental para o sucesso e fortalecimento da sociedade como um todo.

Palestra “O Protagonismo Femininos: Inspiração no Agronegócio”

O evento também contou com uma palestra de Alessandra Decicino, que sobre a importância da mulher na tomada de decisão das famílias, seja ela na propriedade rural ou em outras áreas de atuação. ‘Foi um momento incrível, que trouxe as mulheres para o seu lugar de protagonismo no meio que está inserida. “É a segunda vez que venho para Pato Branco, e mais uma vez vejo de perto com a Tradição valoriza a participação da mulher, não apenas das suas cooperadas, mas traz as suas colaboradoras também para esse lugar de destaque”, finaliza a palestrante.

Depoimentos Inspiradores durante a mesa redonda

A Mareli Linck Neitzke, relatou sua trajetória de 22 anos na Cooperativa Tradição, onde começou como secretária executiva. Hoje, como diretora de governança, destacou seu compromisso com o cooperativismo: “Sinto que a minha missão de vida é servir, e eu sirvo no cooperativismo”, destaca.

A colaboradora Jociane Fabris, há duas décadas na cooperativa, enfatizou o quanto é essencial gostar do que se faz e sentir-se valorizada. “Quando a gente faz o que gosta e é valorizada, o tempo passa sem que percebamos. A Cooperativa Tradição sempre seguiu à risca os princípios cooperativistas e isso transforma vidas”, relembra ela.

A cooperada Leunira Tesser, médica veterinária há 34 anos, lembrou dos desafios enfrentados ao deixar o campo para estudar. “Nós, mulheres, sabemos enfrentar nossos medos. Quando precisamos, a Cooperativa Tradição abriu as portas, e é aqui que queremos estar.”

Dra. Raquel Gabbaldo, ginecologista com 18 anos de atuação em Pato Branco, destacou a importância da presença feminina em todas as áreas: “Meu dom é servir, cuidar das pessoas, cuidar das mulheres. Podemos tudo e precisamos acreditar nisso.”

A delegada Dra. Keila Maffioletti, relatou sua trajetória desde os 18 anos, quando ingressou na Polícia Militar em Chopinzinho. Hoje, como delegada em Pato Branco, ressalta que a cidade é uma das 21 no Paraná que possui Delegacia da Mulher. Ela também destacou a importância de as mulheres apoiarem umas às outras: “Somente as mulheres podem entender outra mulher”.

A Cooperativa Tradição reconhece o papel essencial das mulheres no agronegócio e no cooperativismo. Nosso compromisso é promover a diversidade e garantir a representatividade feminina em todas as áreas.

BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Razão Social Cooperativa Agroindustrial Tradição - CNPJ: 05.528.196/0001-05
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.