Em março, a Cooperativa Agroindustrial Tradição deu início a um novo capítulo em sua comunicação com o lançamento do Podcast Tradição. Aproveitando o mês que celebra o Dia Internacional da Mulher, o episódio inaugural trouxe à tona o empoderamento feminino no agronegócio. Embora o tema inicial tenha destacado a força das mulheres no setor, o podcast se propõe a discutir questões relevantes para o agronegócio de forma ampla e inclusiva.
Neste primeiro episódio, que teve duração de 40 minutos, três cooperadas compartilharam suas histórias e experiências à frente da administração das propriedades rurais de suas famílias. O bate-papo foi mediado pela jornalista Adriana Loduvichaki e contou com a participação de Marijane Mantelli (Palma Sola), Andressa Gehlen da Fonseca (Coronel Vivida) e Alana Brocco (Pato Branco). O tema central foi “Mulheres no Agronegócio”, um assunto que abriu espaço para reflexões inspiradoras.
Andressa Gehlen da Fonseca, formada em Farmácia e Bioquímica, decidiu mudar de rumo após 10 anos na área para assumir parte dos negócios da família. “Comecei cuidando da parte administrativa e financeira. No início, foi desafiador. Meu pai foi transferindo as funções aos poucos e eu fui assumindo. Sai a figura de um homem e entra a de uma mulher, o que não é fácil. Mas aos poucos o espaço é conquistado. Hoje, é maravilhoso estar ao lado do meu pai, aprendendo com ele e recebendo seus ensinamentos”, ressalta Andressa.
Marijane Mantelli, formada em Secretariado Executivo, encontrou sua vocação na propriedade rural ao perceber a importância de mostrar aos filhos o valor do trabalho no campo. “Quando meus filhos cresceram, decidi deixar meu emprego e me dedicar exclusivamente à família e aos negócios rurais. Desde então, divido meus dias entre as atividades na propriedade e os cuidados com a casa e a família”, revela Marijane destacando que está feliz com a escolha.
Alana Brocco, por sua vez, cresceu no meio rural, saiu para estudar Engenharia Agronômica e retornou para aplicar seus conhecimentos na gestão da fazenda da família. “Morei no campo até os 10 anos, depois por questões de logística fomos morar na cidade, mas sempre estive ligada ao campo, principalmente durante as férias e períodos de colheita. Escolher a Engenharia Agronômica foi natural. Nunca me imaginei fazendo outra coisa além de trabalhar na fazenda”, comenta Alana.
O gerente de comunicação da Cooperativa Tradição, Paulo Fergutz, um dos idealizadores do projeto, destaca que o planejamento é dar continuidade ao podcast de forma mensal, com temas variados e sempre focando em proporcionar informação de qualidade e conhecimento prático aos cooperados. “Queremos envolver cada vez mais o cooperado, oferecendo conteúdo relevante e enriquecedor”, reforça Paulo.
O Podcast Tradição está só começando, mas já mostra que será um espaço essencial para discutir desafios, compartilhar aprendizados e fortalecer a comunidade cooperada. O programa pode ser assistido no canal do Youtube da cooperativa pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=48dBndwqd7I
A Cooperativa Agroindustrial Tradição realizou mais uma edição da campanha Páscoa Solidária Tradição,...
Entre os dias 14 a 16 de abril, o diretor executivo da Cooperativa Agroindustrial Tradição, Fernando...
A Cooperativa Agroindustrial Tradição participou do seminário “O impacto do cooperativismo no desenvolvimento...
A Cooperativa Agroindustrial Tradição está atenta aos prazos na obrigatoriedade na emissão da Nota Fiscal...
Pelo segundo ano consecutivo, a Cooperativa Agroindustrial Tradição reafirma seu compromisso com a educação...