Cooperativa Tradição recebe diretores da AGI e fortalece parceria internacional


11/07/2025


A Cooperativa Agroindustrial Tradição recebeu nesta semana, em sua sede em Pato Branco/PR, a visita dos diretores da AGI (Ag Growth International). Estavam presentes na comitiva o CEO, Paul Householder, e o vice-presidente de Operações no Brasil, Francisco Prado e demais executivos do grupo. O objetivo foi visitar o campo de obras do novo Complexo Industrial de Óleo e Farelo de Soja, que está em fase final de construção. A AGI é uma das empresas parceiras estratégicas da Tradição, fornecendo equipamentos de transporte e armazenamento de matéria-prima no processo industrial.

Os diretores foram recepcionados pelo diretor executivo da cooperativa, Fernando Alan Tonus e pelo diretor de Operações, Estefano Stemmer Junior. O encontro consolidou o alinhamento técnico entre as instituições e reforçou o compromisso mútuo com a segurança, inovação e eficiência do empreendimento, considerado um dos mais modernos do país no setor agroindustrial.

Durante a visita, Paul Householder destacou a relevância do projeto e o grau de excelência observado na obra. “Como CEO da AGI, tenho a oportunidade de trabalhar com empresas excepcionais ao redor do mundo, e sem dúvidas a Cooperativa Tradição é uma delas. A parceria construída com esse projeto colocou a cooperativa no topo do nosso portfólio de clientes. Pudemos constatar que este complexo está na vanguarda tecnológica e que terá um papel de destaque no avanço do agronegócio brasileiro”, afirmou Householder.

O vice-presidente Francisco demonstrou o orgulho da AGI de fazer parte do projeto da Construção da Indústria. “Para nós é um motivo de muito orgulho, é um motivo de Benchmark, carregamos a Tradição junto com a bandeira da AGI”, salienta Francisco.

Equipamentos de Alta Performance

Para o novo complexo, a Cooperativa Tradição adquiriu junto à AGI equipamentos de alta performance, desenvolvidos com foco em segurança operacional e sustentabilidade. Os transportadores enclausurados com tecnologia patenteada High Roller reduzem significativamente a emissão de poeira e a necessidade de manutenção. Além disso, todo o sistema é equipado com sensores de monitoramento contínuo, o que permite maior controle de desempenho e prevenção de riscos, como explosões em ambientes com material particulado. “A escolha da AGI como parceira técnica não foi apenas uma decisão de fornecimento, mas uma decisão estratégica. Buscamos uma empresa que estivesse em sintonia com a nossa visão de futuro e que oferecesse soluções com alto valor agregado, segurança e inovação. A AGI compreendeu o que esse projeto representa para a Tradição, para a região e para o agronegócio nacional”, afirmou Fernando Alan Tonus, diretor executivo da cooperativa.

Já o diretor de Operações, Estefano Stemmer Junior, reforça o papel da tecnologia implantada. “A AGI nos entrega soluções completas em movimentação de grãos, farelo e casca com sistemas enclausurados, o que reduz significativamente os riscos operacionais. Essa parceria contribui para garantir eficiência, segurança e rastreabilidade, pilares fundamentais do nosso modelo de operação no novo complexo.”

A AGI é reconhecida mundialmente pela excelência em soluções para movimentação, armazenagem e processamento de grãos. Sua tecnologia voltada à segurança industrial foi um dos critérios que nortearam a escolha da Tradição, priorizando não apenas a eficiência produtiva, mas também o bem-estar de suas equipes técnicas e operacionais.

A construção da primeira fase da indústria foi concluída no final do ano passado e a previsão de inauguração é para o primeiro quadrimestre de 2026. O projeto totaliza um investimento de R$750 milhões, parte desse recurso são financiamentos junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Itaú.


BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Razão Social Cooperativa Agroindustrial Tradição - CNPJ: 05.528.196/0001-05
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.