Mulheres Tradição em imersão no cooperativismo


09/09/2025


O grupo de mulheres cooperadas da Cooperativa Agroindustrial Tradição participou de uma imersão no cooperativismo. Foram dois dias de viagem, com visitas a cooperativas pioneiras e experiências marcantes que reforçaram o valor da união e da troca de conhecimentos.

No primeiro dia, em Castro, as cooperadas conheceram a Cooperativa Castrolanda e visitaram o Memorial da Imigração Holandesa “O Moinho”, espaço que celebra a herança dos imigrantes e a história da colônia. Para a cooperada Lucineia Farina de Andrada, da unidade de Coronel Vivida, esse primeiro contato já trouxe inspiração. “Foi muito bom, gostei demais. Alguns momentos me emocionaram, principalmente a história dos holandeses e das cooperativas. Isso nos motiva a incentivar nossos filhos a dar continuidade ao que construímos”, salienta ela.

No segundo dia, em Carambeí, as mulheres estiveram na Cooperativa Frísia, com mais de 100 anos de história, além de conhecerem o Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto da América Latina, que retrata a imigração holandesa e o papel das cooperativas no crescimento do Paraná e o lavandário Het Dorp. A cooperada Janaína Aparecida Lidoni Stanguerlin, de Clevelândia, destacou esse aprendizado. “O que mais marcou foi valorizar nossas raízes. Lutamos, buscamos experiência, aprendemos e repassamos. A cooperativa nos fortalece, prepara tecnicamente e nos dá segurança para seguir firmes na agricultura.”

A coordenadora de Quadro Social da Cooperativa Tradição, Eliane Pessini Negri, ressaltou a importância da viagem. Segundo ela, momentos como esse ampliam horizontes e despertam novas ideias para o futuro do cooperativismo feminino.

A cooperada Janaína também destacou a fidelidade entre cooperativa e cooperado, que gera confiança e apoio nos momentos mais importantes. “Quando participamos de uma cooperativa e somos fiéis a ela, sabemos que não estamos sozinhos. Juntos, temos mais força e podemos ir mais longe.”

A imersão reforçou a essência do cooperativismo: união, aprendizado e inspiração para crescer juntas e fortalecer ainda mais o papel da mulher no campo.


BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Coopertradição
Via do Conhecimento, 1911 km 02
Pato Branco - PR
CEP: 85.503-390
Razão Social Cooperativa Agroindustrial Tradição - CNPJ: 05.528.196/0001-05
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.