Tradição conclui mais uma etapa do Programa de Formação de Lideranças Femininas


27/10/2025


A Cooperativa Agroindustrial Tradição encerrou o segundo ciclo do Programa de Formação de Lideranças Femininas, uma iniciativa que fortalece o papel da mulher dentro do cooperativismo. O programa, que teve início em 2024, reuniu cooperadas em uma jornada de aprendizado e desenvolvimento, totalizando 40 horas de formação.

Idealizado pelo Núcleo Feminino da cooperativa, o projeto contou com o apoio do Sescoop/Ocepar e do Centro Universitário Filadélfia de Londrina (Unifil), que contribuíram com professores especialistas em cooperativismo e gestão. O segundo ciclo teve início em maio e foi concluído em outubro, com a participação das cooperadas que integraram a primeira turma do programa no ano anterior.

Com o objetivo de levar informação, métodos e ferramentas diferenciadas para ampliar o conhecimento das mulheres cooperadas e fortalecer a presença delas na gestão das propriedades e nos comitês femininos das filiais.

Para a coordenadora do setor de Cooperativismo da Tradição, Eliane Pessini Negri, os resultados foram muito positivos. “Ao final desta etapa percebemos que o objetivo foi atingido. Os conteúdos trabalhados serviram de base para a elaboração e apresentação de projetos que serão desenvolvidos futuramente pela cooperativa”, afirmou ela.

A diretora de governança, Mareli Linck Neitzke, destacou a importância de investir em capacitação e valorização das mulheres do campo. “A participação das cooperadas fortalece o cooperativismo e melhora a gestão das propriedades. Esse investimento em formação e conhecimento traz resultados práticos no dia a dia e contribui para o fortalecimento da cooperativa como um todo. Uma cooperativa só existe em razão dos cooperados e o sucesso da Tradição é reflexo do comprometimento e da dedicação de cada um deles”, ressaltou.

O encerramento desta etapa foi marcado pelo módulo “Legados”, que simboliza a continuidade e o impacto positivo que o programa busca gerar nas famílias cooperadas e na comunidade. O propósito é despertar o potencial de liderança feminina, tornando os comitês ainda mais estratégicos para o crescimento da cooperativa e prosperidade das famílias cooperadas.


BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do extremo sul
Finep - Inovação e Pesquisa
BNDS - O Banco Nacional do Desenvolvimento
Razão Social Cooperativa Agroindustrial Tradição - CNPJ: 05.528.196/0001-05
Desenvolvido por BRSIS
Uma nova versão de nossa Política de Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso, Lei 13.709/18.