Em 2012, a cooperativa deu início a uma nova fase com a construção do Complexo Agroindustrial, que contempla a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) e o Tratamento de Semente Industrial (TSI).
Com 31.500m² e capacidade anual de produção de 1.000.000 de sacas de sementes de soja de 25kg, a UBS conta com ampla estrutura, sendo uma das mais modernas do Brasil, apta para garantir a produção de sementes de acordo com as normas do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fornecendo aos cooperados, produtores, revendas e cooperativas sementes de qualidade. A UBS Coopertradição está capacitada para beneficiar e comercializar sementes de soja, trigo e feijão.
O Laboratório de Análise de Sementes - LAS COOPERTRADIÇÃO - foi construído junto ao Complexo Agroindustrial da cooperativa, iniciando suas atividades no final de 2014. Neste mesmo período, buscou o credenciamento junto ao MAPA com o intuito de atender à demanda de análises de sementes da cooperativa e de terceiros.
Um dos principais objetivos do laboratório é garantir a qualidade das sementes que serão fornecidas ao agricultor, para que o mesmo tenha a máxima resposta no campo e produtividade garantida.
Todas as etapas do processo de produção de sementes são acompanhadas pelo laboratório, desde a pré-colheita, o recebimento, beneficiamento, ensaque e tratamento de sementes. O LAS realiza os testes de análise de pureza, determinação de outras sementes por número, verificação de outras cultivares, teste de germinação, envelhecimento acelerado, peso de mil sementes, teste de tetrazólio e exame de sementes infestadas.
O laboratório possui uma estrutura e equipamentos adequados, assim como pessoas qualificadas para a realização das atividades no laboratório.
O Laboratório de Análise de Sementes da Coopertradição assume o compromisso de adoção e implementação de um sistema de gestão guiado pelos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025, desenvolvendo trabalhos e fornecendo resultados confiáveis, baseados na RAS - Regras para Análise de Sementes de 2009 e demais legislações vigentes e aplicáveis.
O TSI (Tratamento de Sementes Industrial) garante mais comodidade, segurança e eficiência aos produtores. Esta é uma das formas mais eficientes de proteger as culturas do ataque de pragas e doenças nas fases iniciais de desenvolvimento. O Tratamento de Sementes Industrial, através de três unidades de tratamento é capaz de tratar mais de 7.000 sacas de sementes por dia e entregar sementes de qualidade, prontas para o plantio. Este processo garante eficiência e economia ao produtor e evita que ele entre em contato com os produtos químicos, utilizados anteriormente por ele no tratamento manual das sementes.